Relações entre a arquitectura portuguesa e italiana em debate em Milão

Arquitectos portugueses e italianos participam a 30 de novembro e 20 de Janeiro, em Milão, num encontro sobre as relações entre a arquitectura portuguesa e italiana organizado pela embaixada de Portugal em Itália e com o apoio do Instituto Camões.

Com curadoria de Maddalena d’Alfonso, o evento, intitulado “Arquitectura, Urbanismo, Fotografia: Conversas entre Itália e Portugal”, decorrerá no Politécnico de Milão e reunirá ao longo desses dois dias nomes prestigiados da arquitectura dos dois países.

A 20 de novembro, Manuel Salgado e Vittorio Gregotti debateram o tema “Relações entre Portugal e Itália”, com moderação de Marco Introini, após intervenções do embaixador português em Roma, Fernando d’Oliveira Neves, do presidente da Faculdade de Arquitectura e Sociedade, Piercarlo Palermo, e da directora departamento de arquitectura de Milão DiAP, Patrizia Gabellini.

No dia 30 de janeiro de 2011, será a vez de Nuno Portas e Bernardo Secchi falarem, numa sessão com início às 10:00, sobre o tema “Nas Cidades Europeias”, depois das intervenções do conselheiro cultural de Portugal em Roma, Paulo Cunha e Silva, e de Piercarlo Palermo e Patrizia Gabellini.

Segue-se um painel dedicado ao Prémio Piranesi, em que participam os arquitectos João Luís Carrilho da Graça, Luca Basso Peressut e Pier Federico Caliari.

À tarde, a partir das 14:30, “Projectar na Europa” será o tema debatido por Manuel Aires Mateus, Giuseppe Marinoni e João Nunes, com moderação de Giovanni Chiaramonte e apresentação de Carlos Machado e Moura.

“Sobre a Arquitectura e a Fotografia” é o tema do último painel, composto por Eduardo Souto de Moura e Gabriele Basilico, com apresentação de Federico Bucci.

A concluir o encontro, haverá, às 18:30, na Faculdade de Arquitectura e Sociedade, a inauguração da exposição “No Place Like”, que integrou a representação oficial de Portugal na Bienal de Veneza 2010.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.