Dia de Portugal, Camões e das Comunidades celebrado por todo o mundo

Música, literatura e arte assinalam, um pouco por todo o mundo, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Em Barcelona, está já a decorrer a 4.ª edição do Portugal Convida. Entre 7 e 12 de Junho, a capital da Catalunha recebe um pouco daquilo que se faz hoje em dia em Portugal no campo da arte, da música e do cinema. Com o apoio do IC e do Turismo de Portugal, este evento conta com várias exposições, um mini-ciclo de cinema dedicado a António Pedro Vasconcelos e vários concertos. Os X-Wife e os DJ portugueses Dezperados animam a noite de 10 de Junho e Pedro Abrunhosa, os Comité Caviar e os DJ Cap Terra encerram o Portugal Convida no dia 12.

O fado é outro dos géneros musicais mais presente nestas comemorações. Kátia Guerreiro actua em Brasília, Mafalda Arnauth sobe ao palco do Teatro Jubilee Hall, em Singapura, Cristina Branco apresenta-se na Fundação Kolarac, em Belgrado, e a jovem revelação Carminho actua numa Noite do Fado em Rabat. Em Praga, o Centro de Língua Portuguesa/IC conta com a apresentação, às 18h30, do grupo de fados e baladas "Canção de Coimbra", um projecto que tem contribuído para a renovação do repertório da canção de Coimbra. Ana Sofia Varela estará em Montevideu, onde irá apresentar o seu mais recente trabalho, “Fados de Amor e Pecado”. Os fados foram escritos pela dupla de compositores João Gil (música) e João Monge (letras). O concerto, que conta com o apoio do Instituto Camões, é uma das actividades musicais mais importantes organizadas pela Embaixada de Portugal em Montevideu, em coordenação com as Embaixadas de Buenos Aires e Santiago do Chile.

Na Lituânia, o Instituto Camões, em parceria com o “PASAKA”, apresenta, no dia 10 de Junho, três comédias portuguesas (“O Leão da Estrela”, “A Menina da Rádio” e “O Pátio das Cantigas”) de um dos mais importantes períodos do cinema português (1932 – 1954).

O Centro de Língua Portuguesa/IC, em Nampula (Moçambique), organiza um Campeonato de Língua Portuguesa, a decorrer nas instalações da Universidade Pedagógica - Campus de Napipine. Também o Centro de Língua Portuguesa/IC de Quelimane, em Moçambique, recebe, no dia 12 de Junho, uma série de actividades integradas nas comemorações do 10 de Junho. Palestras, música e danças moçambicanas prometem assinalar esta data. A Embaixada de Portugal na Praia, Cabo Verde, assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades com a realização da primeira edição do PORfesta. O evento, a decorrer no dia 13 de Junho, das 16h às 23h, acolhe um leque diversificado de actividades. Desde actividades circenses executadas por artistas da companhia Erva Daninha (Portugal), passando por sessões de leitura de contos, até ao concerto do grupo de Serpa, "Os Alentejanos", e um espectáculo de fados, todos contribuem para que este seja um dia de festa e de convívio.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.