Em Montevideu canta-se Nuno Júdice

O cantautor uruguaio Andrès Stagnaro apresenta segunda-feira um recital com poesia de Nuno Júdíce, no Museu do Vinho de Montevideu, Uruguai.

Andrés Stagnaro, que em 2009 lançou o CD Dos Lunas, com poemas de autores portugueses cantados em espanhol, cuja edição teve o patrocínio do Instituto Camões, musicou vários poemas de Júdice para um concerto único, que conta com a participação especial da artista Isabel de la Fuente.

O concerto realiza-se antes de, em Montevideu, no âmbito do Programa ‘País Ibero-americano Portugal’, ser inaugurado na próxima quinta-feira o novo espaço dedicado a Portugal no Centro Cultural de Espanha.

Livros, música, filmes e multimédia são alguns dos materiais que irão estar disponíveis naquele Centro até 10 de Julho.

A apresentação do espaço estará a cargo da leitora Raquel Carinhas que fará uma breve comunicação sobre o panorama actual da cultura portuguesa.

Também no âmbito do Programa, nos próximos dias 18 e 19 de Maio, Maria João Worm, uma das vozes mais originais e poéticas da BD portuguesa, dinamizará uma oficina de desenho a partir de um texto sobre Sepé, um índio charrua.

Os participantes desta oficina realizarão desenhos preparatórios que depois serão trabalhados para que possam ser usados e impressos na técnica de linóleo.

Antes disso, Maria João Worm, estará presente domingo na edição de 2010 do Festival de Montevideo Comics com uma conferência sobre a sua obra e a técnica de linóleo, a mais explorada pela artista.

A ilustradora portuguesa participará entretanto, em representação de Portugal, a 15 de Maio, com uma oficina de Banda Desenhada nas comemorações em Montevideu do Dia da Europa.

Fruto da coordenação entre a Delegação da União Europeia em Montevideu, a Presidência Espanhola e diversos estados membros da UE, variadas expressões artísticas europeias serão levadas até às ruas da Cidade Velha, a 15 de Maio.

Coro de crianças, oficinas de desenho livre e actividades circenses são algumas das actividades na comemoração deste dia.

O desafio, lançado por Maria João Worm a crianças dos 6 aos 12 anos, será a ilustração de um conto de Miguel Torga.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.