Em Moçambique bibliografias das variedades africanas do português já disponíveis em linha

Pela primeira vez numa única plataforma, estão disponíveis no sítio da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, da Universidade Eduardo Mondlane, as bibliografias de todas as variedades africanas do português.

A secção Bibliografias foi inaugurada com uma única bibliografia, sobre o português de Moçambique. Num período relativamente curto, foi possível preparar bibliografias sobre outras variedades do português, através de contactos com académicos de várias instituições portuguesas que tinham realizado pesquisa nesta área.

A ideia de incluir uma secção Bibliografias no sítio da Cátedra teve como principal motivação dar acesso a informação sistematizada sobre os estudos já realizados sobre as variedades do português que estão a emergir em países em que este é uma língua não materna para a maior parte da população. Estabeleceu-se assim como objetivo reunir as referências bibliográficas dos trabalhos já publicados sobre cada uma destas variedades, e disponibilizar, sempre que possível, os textos originais dos estudos referenciados.

Atualmente, ainda como resultado de parcerias com académicos de instituições portuguesas, está já em fase adiantada de preparação uma bibliografia sobre a situação linguística em Timor Leste. Está igualmente perspetivada a preparação de uma bibliografia sobre a aquisição do português europeu como língua estrangeira.

Logo que estejam reunidas condições técnicas e financeiras, espera-se criar uma base de dados com toda a informação já recolhida, que torne mais rápida e eficaz a pesquisa bibliográfica, permitindo buscas por palavras-chave, datas, etc.

O sítio www.catedraportugues.uem.mz foi disponibilizado ao público em meados de 2010, como parte do programa de atividades da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, criada no âmbito de um protocolo entre o Instituto Camões e a Universidade Eduardo Mondlane. Neste sítio são disponibilizados vários produtos de investigação sobre o português língua não materna.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.