Chile: Cruzeiro Seixas homenageado na FILS

A revista DERRAME, dedicada na totalidade ao surrealista português Artur do Cruzeiro Seixas, é oficialmente lançada no dia 10 de novembro, na FILSA (Feira Internacional do Livro de Santiago). Trata-se de uma revista do grupo surrealista chileno DERRAME que vai distribuída gratuitamente durante a Feira.

O projeto resultou de um esforço e trabalho de diversas pessoas e entidades, nomeadamente o CNCA (Consejo Nacional de Cultura y de las Artes), organismo governamental chileno de enorme relevância no Chile, e a Universidade Andrés Bello, com a contribuição da leitora de Português do Camões, IP, na Universidade de Santiago do Chile, Natividade Lemos, e alunos de várias universidades.

Cruzeiro Seixas (1920) é, nas suas palavras, um "homem que pinta" e um poeta português, surrealista, companheiro de Mário Cesariny, António Maria Lisboa, Risques Pereira, Pedro Oom, Fernando José Francisco e Mário Henrique Leiria, com os quais frequentou o Grupo Surrealista de Lisboa, pertencendo todos depois, ao grupo "Os Surrealistas", grupo que entrara em rota de colisão com os surrealistas mais conservadores.

Recorde-se que a FILSA foi inaugurada no dia 25 de outubro de 2012 e contou com a presença de Sebastian Piñera, presidente do Chile, e de Rafael Correa, presidente do Equador, que este ano é o país convidado de honra da feira. O stand de Portugal está preenchido com livros, panfletos turísticos e outra informação cultural, assim como com cartazes de escritores portugueses e está aberto ao público até dia 11 de novembro.

Para mais informação contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Vídeo promocional: http://www.youtube.com/watch?v=0wGlrhmwq4k

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.