Fernando Pessoa e Porfírio Barba-Jacob numa antologia bilingue

No dia 4 de dezembro de 2012, pelas 18:00, no Palacete Seixas, (Av. da Liberdade, 270), o investigador pessoano Jerónimo Pizarro vai apresentar a obra “Todos os sonhos do mundo”, poemas de Fernando Pessoa e do poeta colombiano Porfírio Barba-Jacob. Trata-se de uma edição bilingue de textos de ambos os autores: Jerónimo Pizarro traduz para espanhol os textos de Pessoa e do poeta e ensaísta Gastão Cruz. No final de cada antologia dos poetas existe um caderno de imagens que mostram textos e imagens de cada um dos antologiados.

Jerónimo Pizarro é Professor da Universidade dos Andes, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua na Colômbia e Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa, publicadas pela INCM, já contribuiu com oito volumes, sendo o último a primeira edição crítica de Livro do Desassossego. Atualmente, Pizarro é o Coordenador de duas novas séries da Ática (1. Fernando Pessoa | Obras; 2. Fernando Pessoa | Ensaística).

Gastão Cruz, poeta e ensaísta português, nasceu em 1941, na cidade de Faro, no Algarve, e licenciou-se pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Filologia Germânica. 
Professor do ensino secundário, o autor exerceu paralelamente, entre 1980 e 1986, a carreira de leitor de Português no King's College de Londres.

Acredita que a poesia deve conter um "discurso autónomo", que corresponda a um "sistema com as suas leis próprias", e considera que esta deve resultar de um trabalho de composição consistente e rigoroso. Autor de uma obra muito diversa, publicou, entre outros, os seguintes títulos: A Morte Percutiva; A poesia Portuguesa Hoje, 1973; Campânula, 1978; Orgão de Luzes; Transe (1960-1990); As Pedras Negras, 1995; Poesia Reunida, 1999; Crateras, 2000 que recebeu o Prémio D. Dinis.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.