Camões, IP e Plano Nacional de Leitura (PNL) assinam Protocolo de Colaboração

 

 

Camões, IP e Plano Nacional de Leitura (PNL) assinam Protocolo de Colaboração

Acordo vai reforçar incentivo à leitura em Língua Portuguesa no estrangeiro

Terça-feira, 2 de abril, às 15:00, no Palacete Seixas (Lisboa)

 

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, IP) celebra terça-feira, dia 2 de abril, às 15:00, um Protocolo de Colaboração com o PNL que se traduzirá na realização de iniciativas e programas destinados a promover o acesso ao livro e à leitura no estrangeiro, junto das comunidades portuguesas na diáspora e da sua rede de ensino (rede EPE – Ensino Português no Estrangeiro).

O acordo será assinado na sede do Camões, IP, no Palacete Seixas (Av. da Liberdade, 270 – Lisboa), pela presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho, e pelo Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Nos termos do Protocolo prevê-se, nomeadamente, que o Camões, IP lance anualmente um concurso dirigido aos falantes de língua portuguesa, em três grandes áreas de intervenção:

Nos países da comunidade europeia onde haja influência do Camões, IP.

Junto dos falantes de língua portuguesa a residir nos países da CPLP.

Junto dos falantes de língua portuguesa nos restantes países onde exista rede do EPE e haja estruturas de educação e ensino em língua portuguesa.

Enquanto entidade parceira do PNL, o Camões, IP desenvolverá iniciativas locais de promoção da expressão em língua portuguesa (leitura e escrita), orientadas para serviço público e procurará também dinamizar a colaboração contínua de entidades e/ou indivíduos que testemunhem as suas vivências nos países onde estão radicados, nos planos cultural, social e linguístico.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 1 de abril de 2013

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº

1250-147 Lisboa - Portugal

Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737

http://www.instituto-camoes.pt

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.