Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, celebrado em mais de 50 países

 


Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, celebrado em mais de 50 países

Rede EPE, do Camões I.P., promove vasta programação cultural

 

O Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, será comemorado pelo Camões I.P. em mais de 50 países, através de conferências, debates, concertos, leituras, cinema e exposições, no quadro de uma vasta oferta cultural promovida pela Rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro).

Em quatro continentes - Europa, África, Ásia e América - multiplicam-se as propostas de eventos dedicados à divulgação da Língua e da Cultura dos países que falam Português. O calendário festivo prolonga-se durante o mês de maio.

A programação inclui palestras e oficinas de trabalho, jogos tradicionais, leituras dramatizadas e declamação de poemas, concertos de música portuguesa e de outros países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Destaca-se também nas diferentes agendas a exibição de filmes, nomeadamente a obra “Língua, Vidas em Português” (Victor Lopes, 2003), “A Costa dos Murmúrios”, longa-metragem de Margarida Cardoso baseada no romance de Lídia Jorge, e o documentário “José e Pilar” (Miguel Gonçalves Mendes, 2010), alusivo ao escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura português.

Assinalam-se igualmente diversas exposições, como “Espaços do Crioulo”, a apresentar na Universidade de Adis Abeba, Etiópia, outra mostra dedicada a poemas de autores da CPLP, que estará patente em Caracas, Venezuela, ou ainda “O Carnaval Desconhecido”, exposição de fotografias da brasileira Fernanda Prado, a exibir em Liubliana, Eslovénia.

Tertúlias, sessões de contadores de histórias e lançamentos de livros perfazem esta extensa e diversificada oferta, pensada para promover e difundir o idioma e a Cultura dos países de Língua Portuguesa junto do público em geral, e em particular junto dos milhares de alunos que no mundo frequentam a rede EPE.

Ao nível do Ensino Básico e Secundário, a Rede EPE do Camões I.P. contempla 402 professores e 56 mil jovens alunos, distribuídos por 11 Coordenações de Ensino em diversos países de África, Europa, América e Austrália.

No se refere ao Ensino Superior, o Camões I.P. está presente em 72 países do mundo, envolvendo 283 instituições de Ensino Superior, 499 Professores de Língua Portuguesa, 64 Centros de Língua Portuguesa e mais de 100.000 alunos. Existe ainda uma rede de Centros Culturais Portugueses, distribuída por 15 países de quatro continentes.

Através desta Rede global, o Camões I.P. assegura ações estratégicas para a divulgação da Língua Portuguesa: Programas de Ensino, Certificação das Aprendizagens, Planos de Incentivo à Leitura, Formação Inicial de Professores, Formação Inicial e Contínua de Tradutores e Intérpretes, Formação Linguística de Futuros Quadros, Cursos de Pós-Graduação e Bolsas de Ensino e Investigação.

Programa das comemorações do Dia da Língua Portuguesa: http://c1.camoes.cdn.cloudapp.pt/images/pdf_noticias/atividades_dia_lingua.pdf

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 3 de maio de 2013

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IPMinistério dos Negócios EstrangeirosRua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº1250-147 Lisboa - PortugalTel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737http://www.instituto-camoes.pt

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.