Cultura portuguesa marca presença na Feira Internacional do Livro de Montevideu

EUNIC – Montevideu divulga Portugal no Uruguai

 

O grupo EUNIC – Montevideu, recentemente formado, participa na 36.ª edição da Feira Internacional do Livro da capital uruguaia, que decorre de 1 a 13 de outubro de 2013, apresentando uma programação diversificada que inclui um dia dedicado à cultura portuguesa, 7 de outubro.

O pavilhão EUNIC na Feira do Livro de Montevideu constituirá um espaço de divulgação das culturas europeias e de dinamização de numerosas atividades educativas e culturais, tais como aulas abertas de língua, recitais de música, conferências e apresentações de livros.

Segunda-feira, 7 de outubro, a cultura portuguesa vai estar em destaque. Durante todo o dia, haverá vídeos de conteúdo cultural e patrimonial a serem exibidos no espaço do pavilhão. Às 17:00 decorrerá, nesse mesmo espaço, uma aula aberta de português a cargo da leitora Raquel Carinhas.

No âmbito das comemorações dos 120 anos do nascimento de José Almada Negreiros, o Salão Dourado acolhe, às 20:00, um evento intitulado “PIM PAM PUM: homenagem ao futurista português Almada Negreiros” que contará com a participação do crítico de arte Nelson Di Maggio e da atriz Isabel de la Fuente com a performance “Cabaret”, interpretação e recriação do poema do modernista português.

Durante a Feira, uma das atividades mais relevantes da EUNIC será o recital de música “Europa canta tangos…”, a cargo do trio Natalia Bolani (voz),Gonzalo Gravina (teclados) e Sergio Astengo (acordeão), que se realiza a 4 de outubro, às 18:00, no Salão Azul. Serão interpretadas músicas e canções alemãs, espanholas, gregas, inglesas, italianas e portuguesas com sonoridades do tango.

A participação da EUNIC-Montevideu neste certame constitui uma forma de divulgar a atividade de diversos institutos com representação no país, como o Instituto Italiano de Cultura, o Goethe Institut, o Instituto Anglo, a Fundação Tsakos, o Centro Cultural de Espanha e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. A EUNIC, fundada em 2006, é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 4 de outubro de 2013

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº
1250-147 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.