“O Anjo de Ometepec”, exposição da artista mexicana Julia López

Inauguração dia 10 de outubro, às 19:30, sede do Camões IP, na presença da autora

A artista plástica mexicana Julia López, que trabalhou com nomes consagrados como Frida Kahlo e Diego Rivera, apresenta em Lisboa uma exposição intitulada “O Anjo de Ometepec”, que inaugura a 10 de outubro de 2013, às 19:30, na sede do Camões IP (Palacete Seixas, Avenida da Liberdade, 270).

Nascida em 1936 na cidade de Ometepec, Guerrero, Julia López começou a estudar artes aos 16 anos, na Escola de Pintura e Escultura La Esmeralda, centro académico de vanguarda na Cidade do México. Descendente de negro africano e índio amuzgo, cedo foi notada pela sua beleza mestiça entre a comunidade artística da época.

Tornou-se assim uma referência estética, enquanto modelo vivo, para nomes do panorama artístico mexicano que o tempo viria a consagrar, nomeadamente Frida Kahlo, Diego Rivera, José Chávez Morado, Francisco Zúñiga e Manuel Rodríguez Lozano.

Julia López expressa na sua pintura sinais de uma vida muito intensa, caraterizada pela proximidade a duas gerações que marcaram o esplendor da pintura mexicana. Essa riqueza de vivências encontra expressão na sua obra, que pode ser enquadrada num realismo expressionista.

Nas dezenas de pinturas que integram a mostra “O Anjo de Ometepec” sobressaem as cores fortes, as plantas exuberantes, imagens de mulheres sensuais arquetípicas dos trópicos e ecos poéticos que transportam o visitante até à cidade natal da artista.

Organizada pelo Camões IP em parceria com a Embaixada do México em Portugal, esta exposição, de entrada gratuita, poderá ser visitada todos os dias úteis no Palacete Seixas, das 10:00 às 18:00, a partir do próximo dia 11 e até ao dia 30 de outubro de 2013.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 7 de outubro de 2013

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº
1250-147 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.