Inauguração da Cátedra Carlos de Oliveira na Universidade de Zurique

Colóquio de Literatura Portuguesa dedicado ao autor de “Uma Abelha na Chuva”

21 e 22 de outubro de 2013

A inauguração da Cátedra Carlos de Oliveira será assinalada com um Colóquio de Literatura Portuguesa dedicado àquele autor português do século XX, nos dias 21 e 22 de outubro de 2013, na Universidade de Zurique, Suíça.

A abertura do colóquio “Carlos de Oliveira: Um autor português do século XX” ficará a cargo de Peter Fröhlicher, da Universidade de Zurique e do Embaixador de Portugal na Suíça, João Ramos Pinto. Ao longo do dia, Osvaldo Silvestre, Paula Morão, Jens Andermann e José Manuel Esteves farão comunicações em torno da obra de Carlos de Oliveira, do seu caráter poético e potencial cinematográfico.

No dia 22 de outubro será a vez de Rosa Maria Martelo, Marília Mendes, Nazaré Torrão, Maria Ana Ramos e Jorge Fernandes da Silveira apresentarem as suas considerações sobre o autor, numa jornada que chegará ao fim com um momento de reflexão sobre a leitura das obras do autor português homenageado.

Carlos de Oliveira (1921-1981) é um dos grandes poetas do século XX, combinando a preocupação de intervenção social (neorrealismo) com a reflexão sobre a escrita no próprio processo da sua produção, o que confere à sua obra grande densidade e agudeza nos efeitos diversificados da leitura de poemas como Mãe Pobre (1945) e Entre Duas Memórias (1971).

Nos seus romances deteta-se uma evolução da problemática neorrealista mais pura (Casa na Duna, 1943) até à sua elaboração através da sobriedade do sentimento e do protesto (Uma Abelha na Chuva, 1953). Este percurso culmina na complexidade da obra Finisterra (1978), vencedora do Prémio Cidade de Lisboa.

O colóquio é organizado pela Universidade de Zurique – Cátedra Carlos de Oliveira, pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, pelo Interuniversitäres Doktoratsprogramm Iberoromanistik, Maria Ana Ramos, Marília Mendes, Jasmine iovanelli e Rita Catrina Imboden.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 17 de outubro de 2013

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº
1250-147 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.