VIII Sessão Plenária do Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento

  

Apresentação do Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020

 

Palácio das Necessidades, 13 de março, das 10:00 às 12:30

 

A apresentação do Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 é o tema da VIII Sessão Plenária do Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento (FCD), que se realiza na próxima quinta-feira, 13 de março, das 10:00 às 12:30, no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE, Palácio das Necessidades).

O FCD tem por objetivo promover uma reflexão e um diálogo mais eficazes em matéria de política de cooperação para o desenvolvimento, envolvendo entidades públicas e privadas. Na VIII Sessão Plenária participam o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, e a presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho.

O Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, documento estruturante para o setor que foi aprovado em Conselho de Ministros a 27 de fevereiro último, reflete os novos desafios nacionais, bem como a evolução da arquitetura internacional da cooperação para o desenvolvimento, que apresenta novas políticas, atores e instrumentos.

Este documento assenta em quatro princípios: coerência/coordenação entre parceiros; concentração geográfica e setorial, privilegiando projetos de natureza estruturante; apropriação, com enfoque no desenvolvimento de capacidades e na sustentabilidade; parceria, através da partilha de recursos, incluindo fontes de financiamento (com a União Europeia, com outros países no âmbito da cooperação triangular, com países parceiros e com o setor privado).

Convidam-se os representantes dos Órgãos de Comunicação Social a acompanhar os trabalhos da VIII Sessão Plenária do FCD.

Mais informação: /images/cooperacao/conctestratg1420.pdf

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 11 de março de 2014

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº
1250-147 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737

 

 

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.