Parcerias da Cultura

APE – Associação Portuguesa de Escritores

O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), instituído, em 1982, é patrocinado por diversas entidades, públicas e privadas, entre as quais, o Camões, I.P. e destina-se a galardoar, anualmente, um livro de carácter romanesco ou novelístico, em português e de autor português, cuja 1.ª edição seja publicada, em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega.

O Grande Prémio tem um valor pecuniário de 15.000 euros e não poderá ser atribuído a obra póstuma.

EUNIC - European Union National Institutes for Culture

O Camões, I.P. é membro fundador da EUNIC, rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (European Union National Institutes for Culture), em 2006, com o objetivo de promover a cooperação cultural, através do estabelecimento de parcerias entre os profissionais do setor cultural, educativo e outros, e tendo em vista um maior entendimento da diversidade cultural e linguísticas europeias. Cerca de oitenta núcleos da EUNIC reforçam a capacidade da rede para agir localmente em prol de um maior entendimento da diversidade cultural europeia, do desenvolvimento de contactos e parcerias profissionais e de uma maior promoção da aprendizagem de línguas.

Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro

Concessão de um apoio anual para a conservação e restauro de obras do acervo do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Com mais de 350 mil livros no seu acervo, abriga a maior colecção de obras literárias lusitanas fora de Portugal.

Ler mais...

European Union Youth Orchestra

A European Union Youth Orchestra (EUYO) – Orquestra de Jovens da União Europeia – foi fundada no Reino Unido em 1976 com o objetivo de reunir jovens talentos da União Europeia. As audições realizam-se anualmente em cada um dos países membros da UE com o objetivo de selecionar 140 jovens músicos com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos.

Aos candidatos selecionados, a Orquestra oferece a possibilidade de trabalhar com os mais conceituados professores de instrumento, assim como a oportunidade de tocar em grandes salas de concertos em todo o mundo, com maestros e solistas de renome.

Ler mais...

Município de Trofa

A Câmara Municipal da Trofa instituiu o Concurso Lusófono da Trofa, uma iniciativa apoiada pelo Camões, I.P., destinada a promover a Literatura Infantil. O concurso pretende “divulgar autores de língua oficial portuguesa” e “estimular hábitos de leitura e de escrita criativa”, sendo aberto às participações de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os textos, inéditos, não devem exceder as 15 páginas e podem ou não ser ilustrados. Em jogo está a atribuição de três prémios: o Prémio Matilde Rosa Araújo, para o Melhor Conto; o Prémio Lusofonia para o Melhor Conto, atribuído a cada país que não seja contemplado com o prémio anterior.

Ler mais...

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.