Três Concursos EDCTP Abertos África Subsariana

Concurso "Melhoria no tratamento e gestão clínica de doenças da pobreza" (Prazo: 16 de abril de 2015)

Elegibilidade

Consórcios compostos por, pelo menos, três diferentes entidades legais. Duas terão de estar sediadas em dois países europeus participantes na EDCTP (Portugal incluído) e uma sediada num país da África Subsariana (ver listas abaixo). As três terão de ser independentes umas das outras.

Breve Enquadramento

As doenças da pobreza constituem um obstáculo importante ao desenvolvimento sustentado da África Subsariana. Tratamentos efectivos, seguros, adequados e económicos para a maior parte daquelas doenças e que respondam às circunstâncias específicas aos países em desenvolvimento não existem.

O regulamento, toda a documentação e pedidos de esclarecimento (em inglês) podem ser conhecidos e apresentados nesta página da EDCTP.: http://www.edctp.org/call/improved-treatment-clinical-management-poverty-related-diseases/

 

Concurso "Instrumentos de diagnóstico para doenças da pobreza" (Prazo: 2 de março de 2015)

Elegibilidade

Consórcios compostos por, pelo menos, três diferentes entidades legais. Duas terão de estar sediadas em dois países europeus participantes na EDCTP (Portugal incluído) e uma sediada num país da África Subsariana. As três terão de ser independentes umas das outras.

Breve Enquadramento

Diagnosticar doenças na África Subsariana é altamente desafiante uma vez que a população é predominantemente rural e os sistemas de cuidados de saúde frequentemente se debatem com poucos recursos. O diagnóstico precoce e rápido das doenças da pobreza* disponibiliza a melhor oportunidade para os pacientes receberem tratamento a tempo e de modo adequado. Porém, os instrumentos de diagnóstico não estão imediatamente disponíveis devido à falta de capacidade para desenvolver e aplicá-los em países com grandes endemias. Assim, há uma necessidade clara para o desenvolvimento e aplicação de instrumentos de diagnóstico que sejam rápidos, precisos, económicos, com escala e adaptáveis aos espaços de intervenção.

* VIH/Sida, malária, tuberculose e as seguintes doenças infeciosas negligenciadas: dengue/dengue severa; raiva; tripanossomíase humana africana (doença do sono); leishmaniose; cisticercose/teníase; dracunculose; equinococose; trematodíases transmitidas por alimentos; filariose linfática; oncocercose; esquistossomose; helmintíases transmitidas pelo solo; úlcera de Buruli; lepra (doença de Hansen); tracoma; bouba; assim como doenças infeciosas emergentes de importância particular para África, tais como Ébola.

O regulamento, toda a documentação e pedidos de esclarecimento (em inglês) podem ser conhecidos e apresentados nesta página da EDCTP: http://www.edctp.org/call/diagnostic-tools-poverty-related-diseases-2/

 

Concurso "Maximização do impacto da investigação da EDCTP: tradução dos resultados da investigação em políticas e práticas" (Prazo: 16 de março de 2015)

Elegibilidade

Consórcios de investigadores de pelo menos uma entidade legal podem-se candidatar. O pedido de financiamento à EDCTP não pode ultrapassar os 500 000 Euros.

Breve Enquadramento

O falhanço em traduzir descobertas científicas em políticas e práticas impede que a investigação atinja resultados mais elevados em saúde pública. Apesar do forte investimento em investigação clínica em VIH/Sida, tuberculose e malária, a exploração e uso dos resultados dainvestigação para além do meio académico é frequentemente limitada. Poucas oportunidades para envolvimento entre investigadores e decisores políticos, falta de experiência em exploração de resultados para além do meio académico e diferenças estruturais e culturais entre investigação e decisão política são algumas barreiras a uma aplicação eficaz dos resultados científicos. Gestores de saúde e decisores políticos podem também enfrentar desafios ao lidar com largos montantes de evidência científica e dificuldades em ajustarem essas evidências às suas realidades locais.

O regulamento, toda a documentação e pedidos de esclarecimento (em inglês) podem ser conhecidos e apresentados nesta página da EDCTP: http://www.edctp.org/call/maximising-impact-edctp-research-translation-research-results-policy-practice/

 

Informação Relevante para Todos os Concursos

- Recomendamos leitura muito atenta do regulamento;

- As candidaturas são submetidas ao secretariado da EDCTP;

- Os fundos são primordialmente atribuídos pela Comissão Europeia no âmbito do Programa-Quadro Horizon 2020;

- Se necessário, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia pode reforçar os orçamentos dos concursos até 200 000 Euros de modo a viabilizar a participação de investigadores e entidades sediados em Portugal em consórcios recomendados para financiamento pelos respetivos painéis de avaliadores.

Ricardo Pereira, PhD

DRI – Departamento das Relações Internacionais

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Ministério da Educação e Ciência

Av. D. Carlos I, 126 - 7º

1249-074 Lisboa

Portugal

Telf.: +351 21 392 44 79 Fax:+351 21 395 72 84

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.