Bilbau: Cultura Portugal | Exposição "Liberali in otio"

© Pedro Calapez, Liberali in otio #13 (2024)
Calendario
Camões, I.P.
Fecha
28.11.2024 - 01.12.2024
Ubicación
Bilbau

Descripción

No quadro da programação cultural conjunta “Portugal-Espanha: 50 anos de Cultura e Democracia”, entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro 2024, a Embaixada de Portugal em Espanha e o CPS – Centro Português de Serigrafia apresentam em Bilbau a exposição Liberali in otio, com curadoria do artista Pedro Calapez.

O FIG Bilbao, uma referência na gravura e na arte em papel, tem iniciado o público nas técnicas de gravura com mais de 70 workshops e exposições, criando um público fiel que agora se aproxima do universo artístico com uma compreensão mais profunda dos processos de gravura. Após nove anos de trabalho, o festival alcançou repercussão a nível internacional. A sua XIII edição será realizada no Palácio Euskalduna de Bilbau, um espaço localizado no coração da cidade.

À semelhança de anos anteriores, o CPS contará também com um espaço para a apresentação de novas obras. Estas incluem trabalhos resultantes da presença anterior de Irati Retolaza, Prémio COS 2023, Marta Blasco e Luís Moro; novas serigrafias de Pedro Cabrita Reis, Sofia Areal, Pedro Calapez, Manuela Pimentel e Maser; linogravuras de Juan Carnero, e fotografias da artista internacionalmente reconhecida ORLAN.

Mais informação sobre o programa Cultura Portugal aqui.

A série Liberali in otio, composta por 16 desenhos-pinturas em acrílico sobre papel, resulta de 16 momentos distintos, não de sessões de trabalho nem da busca de uma ideia repentina. Apenas momentos em que, deambulando pelo meu atelier e observando algum trabalho em progresso, encontrava um pedaço de papel ou cartão num canto, e com alguns lápis e tintas —que estavam ali para outros fins, mas condicionados pela obsessão da procura—, desviava-os para estes esboços de um olhar que pretendia distrair-se, sem um objetivo concreto, inspirando-se num arabesco ou numa imagem de um livro entreaberto, num caderno gasto, que também repousavam por ali.

A expressão latina Liberali in otio, ou “livre no ócio”, sugere uma atitude aberta, generosa, ou até indulgente nos momentos de descanso ou lazer. No tempo livre, algo de que tantas vezes nos privamos, podemos ser mais descontraídos e imprevisíveis. E, talvez, criativos?

- Pedro Calapez