Guadalajara: Participação portuguesa na 38.ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara
Descripción
Portugal vai estar representado na 38.ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), no México, que decorrerá de 30 de novembro a 8 de dezembro de 2024, e na qual Espanha será o país convidado de honra.
A escritora portuguesa Ana Margarida de Carvalho, entre outras atividades agendadas, será a representante de Portugal no Festival de Letras Europeias, num painel composto por Ioana Pârvulescu, Dolores Redondo, e Tomasz Rózycki, moderado pela leitora do Camões, I.P., Cláudia Gavinho Burrows, no dia 2 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h50, no Salão E, Área Internacional.
O ilustrador português Mantraste participará, no âmbito da FILustra, no painel “Ilustrar a cidade, ilustrar o rural”, que contará com Violeta Lopiz, Brench Evens e Maite Caballero. A sessão será no dia 1 de dezembro, entre as 11h15 e as 12h30, no Salão para Profissionais, Área Internacional. Esta participação conta com o apoio da DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
O escritor moçambicano Mia Couto, irá receber o Prémio FIL de Literaturas Romances, sendo a primeira vez que um autor africano ganha este galardão. O júri, composto por reconhecidos escritores e investigadores literários, decidiu de forma unânime reconhecer a “inovação linguística” de “uma obra literária notável que integra a crónica, o conto e a novela”.
O prémio será atribuído na sessão inaugural e o autor participará ainda num conjunto de atividades que incluem encontros com o público e sessões de autógrafos.
Mia Couto é o quinto autor de língua portuguesa a ganhar o Prémio FIL, depois de Nélida Piñón (1995), Rubem Fonseca (2003), António Lobo Antunes (2008) e Lídia Jorge (2020).
Os dois autores (Ana Margarida de Carvalho e Mia Couto) viajam também para Morélia e para a Cidade do México, onde participarão em eventos literários organizados pelos Centros de Língua Portuguesa do Camões, I.P. na Universidad de América Latina (UNLA) e na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), em colaboração com a Embaixada de Portugal no México.
Esta iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P.
Mais informação aqui.