Luanda: Exposição fotográfica de Rui Tavares
Descripción
No dia 9 de dezembro de 2024, a Companhia de Dança Contemporânea (CDC) de Angola e o Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda, promovem a inauguração da exposição fotográfica de Rui Tavares, enquadrada nas celebrações do 33.º aniversário da CDC Angola, no CCP em Luanda.
No dia 27 de dezembro, a CDC Angola completa 33 anos de existência, e há 33 anos que o Rui Tavares fotografa os bailarinos, as aulas, os ensaios, os eventos da única companhia de dança profissional angolana.
“A propósito de Lueji”, o espetáculo de estreia da CDC Angola, foi também a primeira experiência deste fotógrafo angolano que se especializou em captar momentos de bailarinos em movimento. Ao fixar os bailarinos ainda em película, quando não era possível verificar ou apagar, Rui Tavares desenvolveu uma habilidade especial para construir com precisão imagens que perpetuarão no tempo e no espaço a história, não apenas, da CDC Angola, como da própria história da dança cénica em Angola.
Rui Tavares é também o responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CDC Angola, da qual é membro fundador. Em 1995, introduz a disciplina curricular de Fotografia na Escola Nacional de Artes Plásticas do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), onde exerce atividade como docente.
Com formação académica em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Agostinho Neto, Universidade Gallecia e Universidade Lusófona), mantém colaborações com as áreas da moda, publicidade e desenho gráfico. Paralelamente, desenvolve projetos de fotografia experimental, tendo efetuado exposições individuais e coletivas em cerca de uma dezena de países, estando presente no livro “Anthology of the African Photography”.
A exposição, com entrada livre, poderá ser visitada até ao dia 17 de janeiro de 2025.
Esta iniciativa conta com apoio do Camões, I.P.