São Paulo: Literatura em Língua Portuguesa - Prémio Oceanos 2024
Descripción
No dia 5 de dezembro de 2024, na Sala Itaú Cultural, serão anunciados os dois vencedores do Prémio Oceanos 2024, o de poesia e de prosa, que serão eleitos por um júri especializado, com membros do Brasil, Portugal e Moçambique.
A cerimónia será conduzida por Selma Caetano, diretora da Oceanos Cultura, e Manuel da Costa Pinto, um dos curadores do Prémio, e conta com a participação de Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural.
Os autores que chegaram à final são os brasileiros Airton Souza, João Silvério Trevisan, Juliana Krapp, Micheliny Verunschk e Rodrigo Lobo Damasceno, os cabo-verdianos Germano Almeida e José Luiz Tavares, o moçambicano Álvaro Taruma e os portugueses Hélia Correia e Nuno Júdice.
Os 10 livros finalistas foram musicados por Romulo Fróes, que assina a direção artística do evento e estará em palco ao lado dos músicos Luiza Brina e Rodrigo Campos.
Caberá ao diretor da Biblioteca Mário de Andrade, Jurandy Valença, anunciar o vencedor na categoria prosa e à diretora do Camões Brasília, Alexandra Pinho, anunciar o vencedor na categoria poesia.
A curadoria do Prémio Oceanos é de Matilde Santos, de Cabo Verde, João Fenhane, de Moçambique, Isabel Lucas, de Portugal, e Manuel da Costa Pinto, do Brasil, com coordenação geral de Selma Caetano.
O Prémio Oceanos é administrado pela Associação Oceanos e realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura Brasileiro, e conta com o patrocínio do Banco Itaú, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da República Portuguesa, conta também com o apoio do Itaú Cultural, da Biblioteca Nacional de Moçambique, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.