Recife: Participação portuguesa na 13.ª edição do ANIMAGE – Festival Internacional de Pernambuco
Descripción
A 13.ª edição do ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece de 3 a 8 de outubro de 2023, nas salas de cinema do Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife.
Em 2023 foram recebidas mais de 1700 inscrições, de 99 países, para o circuito competitivo do ANIMAGE, o que representa um recorde na história do evento. A equipa curatorial selecionou 68 curtas para a Mostra Competitiva 2023, entre os quais três filmes portugueses: “Ana Morphose”, de João Rodrigues, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, “O Aparente Caos da Diversidade”, do Ateliers Colectivo Fotograma 24, coletivo do quinto e sexto ano da Escola de Montemor-o-Novo.
“Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato, longa-metragem de animação stop motion portuguesa, será exibida em sessão especial do ANIMAGE 2023, com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.
Para mais informações sobre o Animage 2023, consulte https://www.animagefestival.com/.
Sinopse de “Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato
Rosa, uma profissional de topo, altamente cotada no mercado empresarial, leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado devido ao trabalho inesgotável, acaba por lhe provocar um súbito ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas. Rosa decide, então, abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô. Ao chegar à propriedade isolada, no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e os campos. Rosa, contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a e orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.