Nas últimas décadas, a sociedade portuguesa tem acompanhado a evolução de outros países, europeus e não europeus, tornando-se progressivamente mais multicultural e multilingue. Este desenvolvimento é espelhado no Ensino Português no Estrangeiro (EPE), que tem por público-alvo alunos bilingues, provenientes de famílias cuja língua materna é o português, mas também outras línguas.
Esta realidade requer dos professores conhecimentos aprofundados sobre o desenvolvimento bilingue da linguagem, as implicações do uso de várias línguas no quotidiano da criança bilingue, a desconstrução de visões distorcidas do bilinguismo e as vantagens cognitivas e emocionais da promoção de práticas bilingues. Uma visão informada sobre estas questões dá ao professor, de qualquer área disciplinar, mas sobretudo ao professor de línguas, as ferramentas necessárias para responder de forma adequada aos desafios de uma sala de aula multilingue.
Créditos da imagem: Freepik
Objetivos
Este curso de formação pretende contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao formando:
- Discutir criticamente as evidências empíricas da investigação sobre o bilinguismo e o desenvolvimento bilingue da linguagem.
- Desconstruir preconceitos, desmistificar visões distorcidas do bilinguismo e compreender as vantagens da promoção das competências bilingues de alunos oriundos de famílias imigrantes.
- Saber desenhar um instrumento para realização de um estudo de caso sobre bilinguismo;
- Ser capaz de elaborar uma proposta de atividade informativa sobre o bilinguismo dirigida à comunidade escolar;
- Transferir conclusões da investigação científica sobre o bilinguismo para a prática pedagógica através da planificação de atividade de promoção de competências bilingues para trabalhar na sala de aula.
- Refletir criticamente sobre o contributo da formação para a construção de conhecimento profissional.
Organização e metodologia
Aulas síncronas (10h – 5 aulas):
- Formação teórica: introdução teórica aos conteúdos do curso
- Trabalho de formação teórica colaborativa: discussão, em grupo, das evidências empíricas da investigação sobre o bilinguismo e o desenvolvimento bilingue da linguagem
Trabalho assíncrono acompanhado (8h):
- Desenvolvimento de um projeto individual sobre um dos tópicos do curso, a selecionar entre (i) desenho de um instrumento para realização de um estudo de caso sobre bilinguismo; (ii) desenvolvimento de uma proposta de atividade informativa sobre o bilinguismo dirigida à comunidade escolar; (iii) planificação de atividade de promoção de competências bilingues para trabalhar na sala de aula.
Trabalho autónomo:
- Apresentação oral sucinta (em aula síncrona de 2h) do projeto.
- Apresentação escrita do projeto, incluindo a elaboração de uma reflexão crítica (200 a 400 palavras) sobre o contributo da formação para a construção de conhecimento profissional.
Duração
A ação de formação tem 20 horas (12h síncronas e 8h assíncronas).
Propina
A frequência do curso implica o pagamento de 180 €.
Avaliação
A avaliação será contínua e a aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores (de 10) e da frequência mínima de 3 das 5 aulas síncronas. Os elementos da avaliação e seu peso são os seguintes:
- Participação pertinente e regular nas discussões nas aulas síncronas;
- Empenho no desenvolvimento e originalidade do projeto individual e desempenho na sua apresentação oral;
- Relatório final escrito: qualidade do projeto e da sua justificação, organização do relatório e da argumentação crítica da reflexão final.
Certificação
Em processo de certificação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de Curso de Formação.
Destinado a: Professores de línguas dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340.