A formação tem como objetivos clarificar os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), e ilustrar a sua implementação em contexto de ensino e aprendizagem de Português como Língua Não Materna (PLNM), com base em lições/sequências de aprendizagem, estratégias metodológicas e materiais didáticos variados.
Propõe-se um percurso formativo que começa com uma breve apresentação da base conceptual e científica que sustenta o ELBT, com destaque para alguns resultados recentes e exemplos de boas práticas.
Num segundo momento, e depois de estabelecida também uma relação entre a base conceptual do ELBT e alguns documentos fundamentais como o QECR (2001), o QuarEPE (2011) e o Referencial Camões PLE (2017), a formação incidirá, sobretudo, em questões práticas, relacionadas com a preparação de aulas, elaboração de materiais didáticos e modo de implementação em sala de aula.
Objetivos
Esta formação tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam aos participantes:
- aprofundar conhecimentos sobre metodologias eficazes para o ensino e aprendizagem de Português como Língua Não Materna, à luz de resultados de investigações atuais e exemplos de boas práticas;
- conhecer os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT);
- conceber, planificar e implementar aulas baseadas em tarefas, adequadas ao seu contexto de atuação;
- adotar, sempre que adequado, uma pedagogia baseada em tarefas no ensino de Português como Língua Não Materna.
Organização e metodologia
A ação de formação assenta numa metodologia teórico-prática. Esta formação tem uma duração de 30 horas, com sessões assíncronas de trabalho individual autónomo (via Moodle) e sessões síncronas (por videoconferência).
Duração
A ação de formação tem uma duração de 3 meses.
Propina
A frequência do curso implica o pagamento de 200 €. No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de cooperação do Camões, I.P., o custo do curso é de 125 €.
Avaliação
A avaliação será contínua e a aprovação na Oficina dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores, de acordo com o Despacho n.º 4595/2015, Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de maio.
Certificação
A ação de formação “Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula” é uma ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Oficina de formação, com o registo nº CCPFC/ACC-120285/23, relevando para a progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 210, 220 e 300.