Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva

Estão abertas até 26 de abril de 2013 as candidaturas ao Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, cujo valor pecuniário é de 15 mil euros. Ao galardão podem concorrer cidadãos portugueses e brasileiros, com um ou mais textos originais, em língua portuguesa, não editados e não encenados.

Os textos concorrentes são selecionados, numa primeira fase, em cada um dos países por júris nacionais. Os textos concorrentes que passarem à segunda fase serão apreciados por um júri comum aos dois países que determinará o vencedor do prémio.

A obra escolhida é editada nos dois países e o autor da obra vencedora recebe um prémio no valor de 15 mil euros.

O Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, que já vai na 7.ª edição, nasce através de um protocolo firmado entre o Instituto Camões e a Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura do Brasil (FUNARTE). Tem por objetivo incentivar a escrita dramática em todos os seus géneros (teatro para adultos, teatro para a infância e para a juventude), impulsionar o surgimento de novos dramaturgos de língua portuguesa e reforçar as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural entre Portugal e o Brasil.

Os dramaturgos portugueses que já foram distinguidos com este prémio são: José Maria Vieira Mendes, em 2007, com o texto A Minha Mulher; Abel Neves, em 2009, com o texto Jardim Suspenso, Luis Mário Lopes, em 2011, com o texto Vizinhança e Luís Miguel Patrício Campião, com a peça Nossa Senhora da Açoteia. Do Brasil, foram premiados Fábio Mendes, em 2008, com o texto The Cachorro Manco Show e Marco Catalão, em 2010, com o texto Agro Negócio.

Regulamento: /premio-ajs13

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Lisboa, 12 de março de 2013

 

Céu Novais

Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Tel.213176718