Mais de metade dos alunos são portugueses

Cursos a Distância 

A plataforma de ensino à distância do Centro Virtual Camões foi criada em 2004 e desde então um total de 606 alunos frequentou as suas "aulas". Nos 14 cursos a decorrer no presente ano lectivo e que cobrem diversos níveis e nichos de aprendizagem da Língua e da Cultura Portuguesa estão inscritos mais 415 alunos.

Número 124   ·   9 de Abril de 2008   ·   Suplemento do JL n.º 979, ano XXVIII

Mapa GooglePara aceder aos cursos, para além dos requisitos técnicos - dispor de um computador e de uma ligação à internet - é condição ser aluno do Ensino Superior ou licenciado, português ou estrangeiro, sendo factor de preferência a residência no estrangeiro. Contudo, os cursos podem ser frequentados por não-licenciados e não-licenciandos, cujo currículo seja considerado adequado pelo Instituto Camões a seguir esta formação.

Os alunos pagam uma propina que oscila entre os 100 e os 400 euros.

A maioria dos alunos dos cursos ministrados até 2007 era de nacionalidade portuguesa (336 em 606 alunos de 45 países). Seguiam-se Timor-Leste (51 alunos), Espanha (25), Itália (21), Brasil (19), Angola (14), Alemanha (12) e Guiné-Bissau e Moçambique (11 cada).

À excepção do curso sobre Cultura Portuguesa Contemporânea, que é anual e que já vai na sua 3ª edição, todos os restantes cursos são semestrais.

A carga horária dos cursos semestrais é de 168 horas, ou seja, 9 horas semanais, o que lhes permite qualificarem-se para serem reconhecidos no âmbito do sistema de créditos do Processo de Bolonha. No entanto, para tal, é também necessária uma parceria com uma entidade do Ensino Superior reconhecida pelo European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS).