Cáceres: XXII Ciclo de Música Contemporânea
Descrição
Vai decorrer nos próximos dias 17, 18, 19, 24 e 25 de setembro, no Museu Vostell Malpartida (Malpartida de Cáceres, Espanha), o XXII Ciclo de Música Contemporânea.
Trata-se de um evento musical com longa tradição e que pretende homenagear a música de vanguarda, sendo atualmente coproduzido pelo Centro Nacional de Difusión Musical del Ministerio de Cultura y Deporte e pelo Consorcio Museo Vostell Malpartida, Consejería de Cultura e Igualdad de la Junta de Extremadura e pelo Ayuntamiento de Malpartida de Cáceres, com a colaboração do CEMART- Centro de las Artes Escénicas y de la Música de Extremadura, Gabinete de Iniciativas Transfronterizas, Amigos del Museo Vostell Malpartida, Camões, I.P. e Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. na Universidade da Estremadura.
Mantendo a linha estética que caracteriza este ciclo, destaca-se o concerto inaugural – Coral Furtivo -, dia 17 de setembro, pelas 21h00, que estará a cargo dos portugueses Adriana Sá, Ricardo Jacinto e Yaw Tembe.
Os três partilham vontades e inquietações que se refletem nos modos como trabalham o som e o espaço e, além disso, combinam a atividade sonoro-musical com a investigação e as artes visuais. São músicos e exploradores, performers e pensadores que conseguem gerir afinidades para chegarem aos lugares que os esperam para oferecer o inesperado.
Adriana, Ricardo e Yaw apresentam uma performance musical com instrumentos inventados, cuja dramaturgia resulta das relações que se estabeleceram ao longo de um ano de encontros, ensaios e reflexões.