Notícias

Camões, I.P. e Sorbonne criam Cátedra Paul Teyssier

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e a Sorbonne Université assinam, no próximo dia 22 de setembro, às 18h00, um Protocolo de Cooperação pelo qual se estabelece a criação, naquela importante instituição de ensino superior francesa, da Cátedra Paul Teyssier, assim homenageando este importante linguista, lusitanista e tradutor francês.

Ler mais...

Inauguração da exposição “Cazaquistão – 30 Anos da Independência, 556 Anos de História”

Teve lugar, no dia 20 de setembro de 2021, a cerimónia de inauguração da exposição fotográfica “Cazaquistão – 30 Anos da Independência, 556 Anos de História”, promovida pela Embaixada do Cazaquistão em Portugal, em associação com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O momento ficou marcado por um encontro entre o Presidente do Camões, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, e o Embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, seguida de uma visita guiada à exposição. Ambos destacaram a mais-valia que constitui esta mostra fotográfica inédita para a promoção em Portugal do Cazaquistão, tendo-se congratulado também com o constante estreitamento do relacionamento bilateral entre os dois países, que celebra em 2022 o seu 30º aniversário, e abrangendo diversas áreas, incluindo a língua e cultura.

Esta exposição, que estará patente ao público até 4 de outubro, visa assinalar a celebração do 30.º aniversário da independência da República do Cazaquistão e os seus 556 anos de história e dará a conhecer ao público a beleza e o esplendor natural da “Terra da Grande Estepe”, a sua jovem capital Nur-Sultan, o centro cultural histórico da cidade do Turquestão e o Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi.

A exposição pode ser visitada na Sala de Exposições do Camões, I.P., nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, na Av. da Liberdade, 270, em Lisboa.

32631 L2

32631 L3

Webinar "Avaliação Executiva: evidências rápidas para a tomada de decisão"

Numa iniciativa conjunta, o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (FGV EESP Clear) e a Global Evaluation Initiative (GEI), com apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., apresentam o webinar de lançamento da Convocatória de Avaliação Executiva, no dia 30 de setembro de 2021, através da plataforma Zoom

Ler mais...

Senegal: Lançamento do projeto “Suqali askanu guedj gui”

No dia 16 de setembro de 2021 realizou-se, em Bargny, o lançamento do projeto “Suqali askanu guedj gui” (“Reforçar a resiliência socioeconómica das comunidades piscatórias confrontadas com os riscos e perigos da migração irregular”).

Ler mais...

Técnicos da Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe concluem formação

Terminou, no dia 17 de setembro de 2021, a Formação em IBM i2 Analyst Notebook, destinada a seis técnicos da Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe, no âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste.

Ler mais...

PACED participa no XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais

No âmbito do XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XIV CONLAB) e do 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, no dia 16 de setembro de 2021, o Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste (PACED) participou no grupo de trabalho dedicado à temática «Reinventar a formação judicial?».

Ler mais...

República Checa: obra de João Ricardo Pedro vence prémio de tradução

Anna Knechtlová vence a XI edição do Prémio Pavla Lidmilová de tradução literária, com a tradução para checo de excerto da obra "O Teu rosto será o último", de João Ricardo Pedro.

Ler mais...

Espanha: Cátedra Mário Cesariny

Os estudos de cultura portuguesa na Universidade das Ilhas Baleares (Palma de Maiorca, Espanha) têm tido uma presença constante desde 1975 e mantêm essa presença atualmente tanto no âmbito dos estudos de grau (em Língua e Literatura Espanholas, Língua e Literatura Catalãs e Estudos Ingleses) como nos de pós-graduação (Master em Línguas e Literaturas Modernas e Doutoramento em Filologia e Filosofia) e outros cursos complementares ou específicos como os da UOM ou os Cursos de Férias e de Extensão Universitária, para além de ter conseguido a incorporação do português como língua estrangeira em diversas provas oficiais de acesso e promoção no âmbito dos estudos da Universidade das Ilhas Baleares (UIB).

Ler mais...

República Checa: obra de Ana Teresa Pereira apresentada na Noite da Literatura 2021

A edição de 2021 da Noite da Literatura, que se assinala a 22 de setembro de 2021, em Praga, pretende apresentar ao público, de um modo incomum, novas obras de escritores europeus traduzidas para checo. 

Ler mais...

República Checa: Portugal na Feira do Livro de Praga 2021

Terá lugar, de 23 a 26 de setembro de 2021, a Feira Internacional do Livro de Praga, Svět Knihy 2021, no Centro de Convenções Výstaviště Praha Holešovice.

Ler mais...