Beira: Apresentação de Curtas de Animação Infantil / Arte Institute

Calendário
Camões, I.P.
Data
19.11.2019
Localização
Beira

Descrição

No dia 19 de novembro de 2019, às 9h00 e às 14h00, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Polo da Beira, em parceria com o Arte Institute, recebe alunos de algumas escolas da cidade da Beira. Esta iniciativa consiste na apresentação de um conjunto de curtas-metragens de animação, constituintes da seleção oficial das várias edições do NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF) produzido e apresentado pelo Arte Institute.

Organizado pela primeira vez em junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O festival exibe curtas-metragens de ficção, animação e documentários, produzidas por realizadores portugueses em Portugal e no estrangeiro. O NYPSFF promove os melhores trabalhos de uma nova geração de jovens realizadores portugueses, dando-lhes a oportunidade de exibir os seus filmes nos mais diversos países, como é o caso de Moçambique.

No contexto da Beira (e de outras cidades onde este evento se realizou) constitui uma oportunidade especial para as crianças, uma vez que não existe cinema. Acresce, ainda, que nesta atividade os participantes têm a oportunidade de fazer uma visita à Exposição "Futuros Presidentes de Moçambique", inaugurada no dia 7 de novembro, e que se foca na importância da educação e do sonho na vida das crianças moçambicanas.

Esta iniciativa conta com o apoio do Curso de Português (Departamento de Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte) da Universidade Pedagógica – Delegação da Beira, que tem providenciado o transporte, e da Mozaprint.

Mais informações sobre os filmes que serão exibidos:

 

  1. ALDA (2014)

 

Realização: Ana Cardoso, Filipe Fonseca, Liliana Sobreiro, Luís Catalo

Duração: 11’40

Sinopse: O filme retrata a evolução de uma área rural e as consequências na vida de alguém que sempre aí viveu. A Alda é uma mulher idosa, solitária, que teve uma história de vida complicada. Face a esta mudança, que lhe foi imposta, sem possibilidade de escapar, ela vê-se a si e ao mundo que ela conhece como despedaçados, não lhe restando outra hipótese a não ser regressar ao local que sempre conheceu, a sua casa.

 

  1. BRUMA (2019)

 

Realização: Daniela Santos, Gabriel Peixoto, Mónica Correia e Sofia Cachim

Duração: 6’

Sinopse: A Alice é uma adolescente de treze anos, curiosa e com espírito de iniciativa, que vive com o seu pai numa ilha rodeada de nuvens. Depois da morte do seu pai, a Alice isola-se e é levada numa viagem emocional, na qual ela confronta o seu medo de viver sem o seu pai. Logo que a Alice ultrapassa o seu medo, abrem-se os seus horizontes e consegue conhecer-se a si própria, passando a estar apta para conhecer o resto do mundo.

 

  1. COVA, COR, CARVÃO (2018)

 

Realização: Rodrigo Rosa

Duração: 3'

Sinopse: A partir das suas referências pessoais, o artista Rodrigo Rosa produz um ensaio animado acerca da sua trajetória de vida nos últimos anos em diferentes cidades e países. Quando tudo à tua volta muda, o que sobra de ti? Cova, cor e carvão é um poema visual no qual o autor mescla memórias e expectativas de modo a refletir sobre questões tais como o território íntimo e o território público.

 

  1. MIGUEL ARAÚJO – AXL ROSE (2019)

 

Realização: Bruno Caetano

Duração: 5’

Sinopse: Ao mesmo tempo que a vida ganha sentido, o passado tende a ficar retido na nossa memória como fotógrafos que registam os seus momentos mais relevantes. Desses momentos do passado apenas os mais tocantes ganham vida, todos os restantes não são nada mais do que cenários que adornam o nosso caminho.

 

  1. THE HAT (2018)

 

Realização: Alexandra Alves

Duração: 4’50

Sinopse: O dia de um varredor de rua transforma-se quando ele descobre um chapéu mágico.

 

  1. OTHER RHYTHM (OUTRO RITMO, 2019)

 

Realização: Elton Fortes, Felix Lima, Pedro Ferreira e Tiago Nunes

Duração: 6’

Sinopse: Um senhor idoso, satisfeito com a sua pacífica rotina rural, é invadido por um grupo nómada que resolve acampar ao lado da sua casa. Durante esta estadia, ele não se mostra feliz com a presença do grupo, mas a interação com uma das crianças do grupo irá desencadear mudanças na forma como esse idoso interage com o mundo.

 

  1. PIP (2019)

 

Realização: Bruno Simões

Duração: 4’

Sinopse: A pequena Pip tem um grande sonho, graduar-se como um cão-guia de elite. Mas sendo a mais pequena da sua classe, ela nunca imaginou que pudesse ser tão difícil. Será que ela tem tudo o que é preciso para ser uma heroína?

 

  1. VOICES BY THE WIND (VOZES AO VENTO, 2019)

 

Realização: Elton Fortes, Felix Lima, Pedro Ferreira e Tiago Nunes

Duração: 4’

Sinopse: Três imigrantes de países diferentes relatam a sua viagem, desde que saíram do seu país até se instalarem em Portugal.

 

  1. SKIN OF LIGHT (PELE DE LUZ)

 

Realização: André Guiomar

Duração: 18’30

Sinopse: Anifa sobrevive a um rapto. Isa cresce envolta no medo. No coração de Maputo em Moçambique, as duas irmãs enfrentam juntas um lugar onde a crença na magia negra ainda persegue pessoas albinas.

 

  1. MY SISTER (A MINHA IRMÃ)

 

Realização: André Miranda

Duração: 3’43

Sinopse: A imaginação de uma criança é mais forte que qualquer doença. Uma irmã encontra uns óculos mágicos que permitem à sua irmã, vítima de cancro, sentir-se igual aos seus amigos.

 

  1. THE RIGHT TO BE REMEMBERED (DIREITO À MEMÓRIA)

 

 Realização: Rúben Sevivas

Duração: 9’10

Sinopse: Durante os 48 anos de ditadura em Portugal, muitos foram os que se opuseram ao regime. Contudo, nenhum teve a ousadia ou o impacto do General Humberto Delgado, candidato às presidenciais em 1958 pela oposição. No dia 22 de maio do mesmo ano, o General Humberto Delgado proferiu o celebre discurso com que encerrou o comício de Chaves, no Cine-Parque. A PIDE destruiu os registos de voz do General, depois da campanha eleitoral, exceto este. A gravação sobreviveu por ter sido enterrada num quintal durante vários anos. O discurso resistiu ao tempo, o Cine-Parque não...

 

  1. ON THE CUSP (NO LIMITE)

 

Realização: Yuri Alves

Duração: 9’47

Sinopse: Tommy Cuba, um célebre skater de Newark,

NJ, competiu em inúmeros torneios e foi mencionado em revistas de topo de skeboarding. Ele é um dos fundadores do “Shorty’s Skate Park”, construído à mão e a partir de ruínas e ferro-velho, um centro lendário para entusiastas de skate de todo o país. Apesar de uma infância sem mãe,

Tommy possui uma alegria eterna pela vida e generosidade de espírito que cativa todos aqueles ao seu redor. E, no entanto, o seu mundo deliberadamente isolado não o pode preparar para as forças iminentes da mudança.

 

  1. YELLOW COUNTRY (TERRA AMARELA)

 

Realização: Dinis M. Costa

Duração: 17’58

Sinopse: Numa terra remota e inóspita, com as suas próprias regras, assiste-se aos processos de transação clandestina de mulheres pelas fronteiras invisíveis de um mundo cada vez mais global.

 

  1. THE DOLL (A BONECA)

 

 Realização: Gonçalo Morais Leitão

Duração: 12’38

Sinopse: Diana faz tudo para ter uma boneca. Porque ela não esquece. E nós não podemos esquecer que ela é uma criança, esse monstro que os adultos fabricam com as suas mágoas.

 

  1. LAY. FELL. (FUGIU. DEITOU-SE. CAÍ.)

 

 

Realização: Bruno Carnide

Duração: 6’20

Sinopse: Ao entrar na idade adulta, uma jovem relata os seus dias dentro de uma família disfuncional; os seus medos, desejos e frustrações, que a levam a uma busca incessante por uma paz que teima em não chegar.

 

  1. STILL LIFE

 

Realização: Francisca Coutinho

Duração: 4’10

Sinopse: A metamorfose de um momento para o outro conduz esta viagem. Os espaços de passagem não são menos reais do que os de chegada, existem e são paisagem, o tempo passa, o movimento é constante, a mudança é um estado permanente.

 

  1. THE PROGRAM

 

Realização: Miguel M. Matias

Duração: 7’52

Sinopse: Maggie Miller perdeu tudo o que tinha depois

de uma invasão extraterrestre: o marido, a filha e a sua pastelaria. E apesar da tragédia já ser passado, Maggie não quer fazer parte do presente. Ela quer fazer parte de um programa que lhe permite viver no mundo mas sem ser afetado por ele. O único obstáculo no seu caminho é a aprovação do Dr. Jason Gomez, um psicólogo que decide quem entra ou não entra no programa.

 

  1. BITTER SALTY (Amargo Salgado)

 

Realização: Joana X

Duração: 5’36

Sinopse: Este filme é uma homenagem a todos aqueles que se aventuram no mar, aos outros que ficam em terra a velar por eles e aos que filmaram estas imagens entre 1930 e 1952. Usando a técnica de found-footage, este é um pequeno filme sobre o mar Português, sobre o suor dos pescadores que partem e o choro das mulheres que ficam, inspirados pelos versos de Fernando Pessoa: “Ó mar

Salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal!” e no poema de David Mourão-Ferreira, “Barco Negro”, cantado por Amália Rodrigues. Em homenagem também ao Cinema Português, as imagens usadas pertencem a filmes portugueses, como “Maria do Mar” e “Ala-Arriba!” de Leitão de Barros, “Douro, Faina Fluvial” de Manoel de Oliveira, ou “Nazaré” de Manuel Guimarães.