Luanda: 4.ª Edição do Festival Internacional de Cinema Documental DOCLUANDA

- Calendário
- Camões, I.P.
- Data
- 10.04.2025 - 16.04.2025
- Localizações
- Centro Cultural Português em Luanda , Luanda
Descrição
O Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda, em parceria com o Festival Internacional de Cinema Documental DOCLUANDA, apresenta a 4.ª edição do DOCLUANDA, que decorrerá entre 10 e 16 de abril de 2025, das 10h00 às 20h00, com exibição de filmes no CCP em Luanda, no Cinemax Fortaleza e no Zap Cinema Avenida.
Decorridas três edições, a quarta apresenta-se com um crescimento firme e sustentado, uma programação mais alargada, mais parceiros e apoios, oportunidades para desenvolvimento de projetos, novos espaços e mais prémios. Em 2025, para além dos prémios de Melhores Filmes da Competição Internacional e Nacional e o Prémio Especial GPL – Luanda precisa de ti, serão atribuídos na Competição Nacional os prémios de Melhor Imagem e Melhor Edição.
Nascido no Camões - Centro Cultural Português em Luanda, em 2022, o Festival Internacional de Cinema Documental DOCLUANDA foi esculpido em detalhe pela criatividade do seu diretor artístico Jorge António, em estreita parceria com o produtor Henrique Santos. Trata-se de um projeto cultural e artístico com um forte cariz pedagógico, um espaço para que jovens cineastas possam exibir os seus documentários, que, embora não tenham em Angola o mesmo apelo que os filmes de ficção, são igualmente importantes para a expressão artística e para abordar questões sociais, políticas e culturais.
O DOCLUANDA proporciona, igualmente, um espaço de encontro e intercâmbio entre profissionais do audiovisual, cineastas, produtores, distribuidores, entre outros, estimulando a troca de ideias e a construção de redes dentro da comunidade. Tem tido, ainda, um importante papel na educação e formação de públicos, através da programação paralela, com debates, formações e workshops que decorrem em simultâneo com as competições, permitindo desenvolver uma consciência crítica e informada.
É, também, um espaço de promoção de outras expressões culturais: nas artes visuais, com a criação do cartaz por conceituados artistas angolanos - este ano da autoria de Bynelde Hircam; nas artes performativas e música, com a oferta de espetáculos gratuitos diversificados. Promove também retrospetivas e homenagens a profissionais do cinema angolano que deixaram um legado significativo no país.
Programa disponível aqui.