Luanda: Palestra pelo Prof. Joaquim Martinho - “Narrativa na espera no romance angolano contemporâneo: Nota alegórica à obra Noites de Vigília de Boaventura Cardoso”
Descrição
No dia 19 de novembro de 2019, pelas 18h30, o Camões - Centro Cultural Português em Luanda, acolherá uma palestra sobre a "Narrativa na espera no romance angolano contemporâneo: Nota Alegórica à obra Noites de Vigília de Boaventura Cardoso, a proferir pelo Professor Joaquim Martinho.
A obra Noites de Vigília, de Boaventura Cardoso, segundo o Palestrante, “revisita o passado histórico-político angolano, sob o signo da alegoria lançada no universo teorizador por Walter Benjamim (1984), irrompe com a história oficial, ao questionar o projeto da Terra Prometida, cujo marcador é a “espera” ancorada no desejo de fundação de uma associação de personagens-protagonistas, a saber: Quinito, do MPLA, e Saiundo, da UNITA, e no pedir da palavra de Saiundo a Quinito. Através da comparação literária, procuramos analisar como a recriação do sociopolítico angolano, em Noites de Vigília, indicia a des-repressão da história, visando a consumação do projeto de comunidade imaginada angolana, hasteando-se, desse modo, a bandeira da igualdade social, dando-se voz e vez aos da periferia social. Assim, procura-se demonstrar de que maneira a ficcionalização do histórico-político angolano denuncia um socius na contramão do apregoado ao longo do movimento anticolonial, tendo em vista a proclamação da sociedade pautada na igualdade, liberdades e bem-estar coletivo ainda em processo.”
Joaquim Martinho é Licenciado em Língua Portuguesa pelo ISCED de Luanda e Mestre em Ciências de Educação pela UNISAL, no Paraguai. É também Mestre em Literatura (Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa) pela USP no Brasil. É docente de Introdução aos Estudos Literários e de Teoria da Literatura na Escola Superior Pedagógica do Bengo. Integra vários Júris de prémios literários. É investigador literário, com vários artigos publicados em revistas científicas no Brasil. Tem em curso a preparação do Doutoramento, que incide sobre a espectro-poética na narrativa ficcional angolana contemporânea.