Paris: Seminário "Orlanda Amarílis, voz feminina da literatura de Cabo Verde"

© Ana Mafalda Leite

Descrição

No dia 25 de março de 2025, entre as 14h00 e as 16h00, decorrerá o seminário "Orlanda Amarílis, voz feminina da literatura de Cabo Verde", proferido por Ana Mafalda Leite (Universidade de Lisboa), na Universidade Paris Nanterre, UFR Langues, Bâtiment Ida Maier.

Este evento, organizado pelo CRILUS (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone) - Universidade Paris Nanterre, pela C­átedra Lindley Cintra do Camões I.P., em parceria com o Leitorado de Português na Universidade de Paris VIII - Vincennes Saint Denis do Camões, I.P., e pela Casa de Portugal - André de Gouveia (Cité Internationale Universitaire de Paris), decorre no âmbito  do ciclo de seminários “A Língua Portuguesa em Culturas”. 

O ano de 2024 marca o centenário do nascimento de Orlanda Amarílis (1924-2014), figura emblemática da literatura cabo-verdiana. Este seminário propõe uma releitura da sua obra, de que se destacam títulos como "Cais-do-Sodré té Salamansa" (1974), "Ilhéu dos Pássaros" (1983) e "A Casa dos Mastros" (1989). A sessão analisará como a sua escrita traça um retrato crítico da sociedade cabo-verdiana, abordando temáticas centrais como a experiência migratória ou a condição feminina em contextos coloniais e pós-coloniais.

Ana Mafalda Leite é poeta, ensaísta e Professora associada com agregação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro do Centro de Estudos Africanos e do Desenvolvimento, publicou diversos trabalhos sobre estudos pós-coloniais, literaturas africanas de língua portuguesa e estudos sobre o Oceano Índico. Entre as suas publicações: "A Modalização Épica nas Literaturas Africanas" (1991), "Oralidades & Escritas nas Literaturas Africanas" (1998) e "Literaturas africanas e formulações pós-coloniais" (2013).