Praga: 17.ª edição do Festival Lusófona - Festival da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP em Praga
Descrição
O Camões – Centro de Língua Portuguesa com o apoio do Camões, I.P., em colaboração com a Sociedade Cívica Lusofonia Aberta, organiza a 17.º edição do Festival Lusófona, Festival da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP em Praga.
O Lusófona, organizado desde 2007, é o maior festival de língua portuguesa em Praga. Tem lugar, habitualmente, no início de verão, viajando pelos espaços originais e inspiradores no centro da cidade de Praga. Procura ser um espaço de diálogo entre os amantes do mundo lusófono e o público checo.
A edição de 2024 do festival, que se realiza nos dias 22 e 23 de junho de 2024, no espaço cultural Žižkostel, terá como principais eixos temáticos as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões e dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
Entre as principais iniciativas destacam-se a oficina criativa de teatro documental que será ministrada pelos diretores artísticos do Hotel Europa, André Amálio e Tereza Havlíčková, no dia 22 de junho.
O tema central da oficina será uma reflexão sobre a Revolução dos Cravos, e as suas ligações à Revolução de Veludo - que teve lugar na antiga Checoslováquia, em 1989 - e a construção de pontes e compreensão mútua entre os dois países, a sua história e cultura.
A jovem artista portuguesa Cristina Clara também marcará presença no Lusófona 2024. Cristina Clara nasceu no Minho, em Vila Nova de Famalicão. Cresceu entre as canções tradicionais que a mãe lhe cantava e cedo se revelou amante de poesia e das artes performativas. O repertório de Cristina Clara move-se entre a nostalgia e o humor presente na poesia do fado e também da canção popular brasileira.
No dia 23 de junho, e em colaboração com o festival Kino Brasil, será projetado o filme "Azougue Nazaré", do realizador brasileiro Tiago Melo.