Vigo: Apresentação do livro "Antologia de Teatro Galego Contemporâneo", em edição bilingue

Descrição

No dia 19 de outubro de 2022, às 18h00, será apresentado o livro "Antologia de Teatro Galego Contemporâneo" (edição bilingue), da editora Cena Lusófona, no Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Vigo.

A apresentação contará com a realização de uma mesa-redonda, com a participação do diretor e responsável pela edição, António Augusto Barros, os dramaturgos Cándido Pazó e Vanesa Sotelo, o tradutor Xosé Paredes, a consultora Dolores Vilavedra e o diretor do grupo de teatro amador do CCP em Vigo, Afonso Becerra. Este evento contará também com a leitura dramatizada de alguns textos da antologia pelo grupo de teatro amador do CCP em Vigo, Eu.Experimento.

Esta antologia, publicada em dois volumes sob a direção de António Augusto Barros, inclui as seguintes obras: "Um hotel de primeira sobre o rio", de Xohana Torres; "O aniversario. Cerimónia de prantos e soluços", de Euloxio R. Ruibal; "Dias sem glória", de Roberto Vidal Bolaño; "Quando chega dezembro", de Manuel Lourenzo; "As certezas de Ofélia", de Luísa Villalta; "Lugar", de Raúl Dans; "Footing", de Gustavo Pernas Cora; "As do Peixe", de Cándido Pazó; "Judite", de Marcos Abalde Covelo; "Pó e Batom", de Esther F. Carrodeguas; "Nome: Bonita", de Vanesa Sotelo; e "Às sete da tarde, quando morrem as mães", de AveLina Pérez.

A escolhadas obras, que cobre um período temporal entre meados do século XX e os dias de hoje, foi assessorada por três especialistas de teatro galego: as investigadoras e professoras universitárias Dolores Vilavedra e Inma López Silva e a encenadora Ánxeles Cuña Bóveda. As traduções do galego para o português foram realizadas por Sofia Lobo e Zé Paredes.

A publicação do livro conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (no âmbito do programa de apoio a projetos – edição de 2020), da Câmara Municipal de Coimbra, do Ministério da Cultura e Desportos do Governo de Espanha, da Deputación da Coruña, da Deputación de Lugo, da Xunta de Galicia, do Consello da Cultura Galega e da Associação Dramaturga.

Mais informações sobre a obra, aqui.