O 10.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), dedicado ao tema “A Inteligência Artificial no Ensino Português no Estrangeiro”, terá lugar no dia 25 de julho de 2025, a partir das 9h00, no Centro Científico e Cultural de Macau.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, intervirá na sessão de abertura, assim como um representante do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e a Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba. O encerramento estará também a cargo do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
O 10.º Encontro da Rede EPE pretende promover a reflexão e a partilha de experiências sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA), que tem vindo a ganhar crescente importância na área da Educação, com impacto significativo na forma como se ensina e aprende uma língua estrangeira, levando a um questionamento das práticas pedagógicas, mas também à necessidade de desenvolver novas competências com vista a enfrentar os desafios levantados por esta incontornável realidade.
Neste contexto, importa compreender de que modo a IA está a ser usada no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), de que forma pode favorecer as aquisições linguísticas, o que nos diz a investigação científica a este respeito e, na medida do possível, perspetivar os desenvolvimentos futuros nesta área.
Seguindo a metodologia de encontros anteriores, serão também partilhados projetos e reflexões neste domínio desenvolvidos por docentes e leitores da rede de ensino do Camões, I.P, constituindo propostas de boas práticas.
A Rede EPE integra 325 docentes que apoiam o ensino e a aprendizagem da língua e da cultura portuguesas a jovens que frequentam o ensino básico e secundário, bem como 57 leitores que exercem funções em universidades. Em termos globais, a intervenção do Camões, I.P. estende-se a cerca de 76 países através desta sua rede direta de docência, a que acrescem mais de 300 protocolos assinados com associações e instituições de ensino básico, secundário e superior estrangeiras, pelos quais se concretiza o apoio à criação de escolas associadas do Camões, I.P., à contratação de docentes por parte de universidades estrangeiras e à criação de Centros de Língua Portuguesa e de Cátedras Camões.
Assista à sessão, na página do Youtube do Camões, I.P. O link será divulgado brevemente.