Beira: Exposição “Sentimentos Perdidos”, de Luís Avanço
Description
No dia 15 de agosto de 2024, às 18h00, terá lugar na Galeria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Polo na Beira, a inauguração de "Sentimentos Perdidos”, uma coletânea de obras do artista plástico Luís Avanço, inspirada na Arte como Meio de Educação e Sensibilização Social.
“Sentimentos Perdidos” mergulha nas emoções e experiências humanas, a partir de obras artísticas que exploram a sensação de desorientação emocional, a procura pela conexão e redescoberta do nosso interior. Cada peça exposta convida-nos a refletir sobre a natureza fugaz dos sentimentos, as perdas e os reencontros, assente na beleza que pode surgir da vulnerabilidade.
Por meio de diversas formas de expressão artística, a exposição permite-nos sentir, fazer um exercício de introspeção e encontrar o significado do labirinto de emoções que caracteriza a experiência humana.
A exposição é composta por 22 obras - sete pinturas com recurso a técnica mista e 15 desenhos a grafite e carvão -, com diversos tamanhos e acompanhados pela respetiva literatura.
O conjunto de obras de Luís Avanço estará patente até ao dia 30 de setembro de 2024.
Mais informação aqui.
Sobre o artista
Luís M. Avanço nasceu na província de Manica. Apaixonado pela música, teatro e escultura, interessa-se pela arte plástica e pelo desenho, desde os nove anos. Nesta trajetória artística, começou com o desenho animé a tinta guache e, no ano de 2018, teve o privilégio de participar numa exposição coletiva que o levou a criar e a usar materiais profissionais, a par do lápis e carvão, que lhe permitiram explorar diversas técnicas no desenho.
Em 2020, participou num concurso artístico do qual saiu vencedor. Também participou na VII Gala do Prémio Jovem Criativo, em 2022, tendo sido apurado em todas as fases até à Gala Final, a nível nacional. Ao longo do seu percursso, participou em cinco exposições coletivas e quatro individuais.
Luís Avanço é formado em Gestão de Recursos Humanos, Relações Públicas e Liderança, pintura e desenho realista. Já trabalhou como pintor e desenhista. Atualmente, é estudante na Universidade Licungo, frequentando o Curso de Educação Visual, é explicador e faz vídeo-aulas.