Brasília: FestLuso 2024 - Módulo Circulante

Calendar
Camões, I.P.
Date
22.08.2024 - 25.08.2024
Location
Brasília - Brasilia, Federal District, Brazil

Description

Terá lugar, entre 22 e 25 de agosto de 2024, o Módulo Circulante Brasília do FestLuso - Festival de Teatro Lusófono 2024, com espetáculos teatrais de Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe.

Na abertura da edição deste ano, será apresentado no dia 22 de agosto, o monólogo “Caim”, de José Saramago, com o ator Henri Pagnoncelli, dramaturgia e encenação de Teresa Frota, no auditório Camões da Embaixada de Portugal. As restantes apresentações acontecem no Centro Cultural Renato Russo, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Da programação fazem parte os seguintes espetáculos:

22 de agosto, 20h00 – “No limite da dor”, de Ana Aranha e Carlos Ademar. Produção: Lendias d’Encantar (Beja);

23 de agosto, 20h00 – “Confiando (Confinado)”, de Rui Sousa. Produção: Fio d’Azeite. Marionetas Chão de Oliva (Sintra);

24 de agosto, 20h00 – “Amílcar Geração”, com Ângelo Torres. Produção: Kafukolo 5/Meirinho Mendes (São Tomé e Príncipe);

25 de agosto, 18h00 – “Segredos do Rio”, de Miguel Sousa Tavares. Produção: Fio d’Azeite. Marionetas Chão de Oliva.

Sobre a realização do Módulo Circulante em Brasília do Festluso 2024, Francisco Pellé, organizador do Festival, afirma que “Brasília é um significativo espaço de manifestação da cultura brasileira. É muito importante a oportunidade de apresentar, na cidade, uma parte da programação de Teresina. Um festival que trata da integração do teatro de língua portuguesa nos países lusófonos, precisa estar na narrativa de cidades como a Capital Federal”.

O FestLuso 2024 é realizado pelo Grupo Harém de Teatro e tem o patrocínio do Governo do Estado do Piauí/Secretaria de Estado da Cultura do Piauí.

A apresentação dos espetáculos em Brasília conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, e da DGArtes, através do Programa de Apoio à Internacionalização, e do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade.