Luanda: 3.ª Edição do DOC Luanda | Festival Internacional de Cinema Documental

Calendar
Camões, I.P.
Date
16.05.2024 - 22.05.2024
Location
Luanda

Description

De 16 a 22 de maio de 2024, terá lugar a 3.ª Edição DOC Luanda | Festival Internacional de Cinema Documental em Luanda. Este ano o festival vai surgir com algumas novidades a nível de apoios, prémios, troféus e novos parceiros. Direcionado para o cinema documental, este evento tem um caráter pedagógico e servirá para incentivar o intercâmbio cultural, estabelecer uma visão contemporânea do mundo e de Angola através do cinema e da sua história contribuindo desta forma, para o futuro do panorama do cinema angolano.

As Sessões de cinema continuam gratuitas e serão compostas pelas seguintes secções:
Competição Internacional: onde se pretende dar a conhecer autores e títulos recentes da cinematografia mundial.
Competição Nacional: tem por missão dar a conhecer a mais recente produção nacional angolana nos formatos de curta e longa-metragem.
Sessões Temáticas e não competitivas: a intenção é mostrar filmes pouco conhecidos do público e importantes para a cultura e história de Angola, assim como também apresentar autores e filmografias da cinematografia mundial.
Sessão Homenagem: Esta será uma secção importante do DOC Luanda. Será sempre um tributo a uma figura (realizador, ator, técnico) do cinema angolano, cujo trabalho foi ou é importante no desenvolvimento do sector.
Masterclasses/Encontros: Conversas e encontros com o público à volta de temáticas de interesse relevante para o desenvolvimento do cinema angolano convidando profissionais de reconhecido mérito e competência nas suas áreas.
Concertos /Artes Performativas: tem por objetivo organizar concertos e espetáculos com artistas consagrados do panorama angolano no plano da música, dança e teatro. O propósito de incluir esta secção é o de criar e desenvolver uma visão mais abrangente de todas as artes performativas.
Feira do Livro e do DVD: a organização de uma Feira do Livro e do DVD assume especial relevo na prestação de um serviço à comunidade em geral, aos cinéfilos e estudantes de cinema em particular. Numa cidade em que a oferta de produtos culturais é escassa, a Feira do Livro e do DVD coloca à disposição inúmeros títulos editoriais e edições de filmes a preços reduzidos.
Exposições: Serão organizadas exposições temáticas que promovam o conhecimento e possam ajudar a divulgar a história do cinema.

“O cinema em países como Angola representa algo de muito importante, não só no que diz respeito à preservação da memória de todo um povo, mas ao mesmo tempo a imagem de uma identidade e de desenvolvimento que pode mostrar ao resto do mundo. Assim, organizar um Festival como o DOC Luanda, irá permitir uma reflexão sobre outras formas de pensar, olhar e comunicar, contribuindo assim para um maior desenvolvimento cultural não só de Angola, mas da comunidade lusófona”
Jorge António – Produtor/Realizador, Diretor Artístico DOC Luanda

Com o apoio do Centro Cultural Português, Camões I.P., o DOC Luanda convidou a artista Imanni Da Silva para criar o cartaz da edição deste ano.

Nota biográfica:
Imanni da Silva nasceu em Luanda e é um dos nomes reconhecidos na arte contemporânea angolana. Aos 16 anos estudou no Instituto Nacional de Formação artística e Cultural INFAC. Aos 21 anos frequenta o Instituto de Moda e Belas Artes, Central Saint Martins de Londres e adquire novos conhecimentos em design têxtil e acessórios. Com forte influência pelo surrealismo e ilustração, os seus trabalhos combinam várias técnicas (acrílico, óleo com materiais, colagens e acabamentos diversos como o bordado, folha de ouro e cristais). As suas maiores fontes de inspiração são a mulher e a natureza. Ao longo de uma carreira já com doze anos, tem participado em inúmeras exposições coletivas em Angola e no exterior. A sua primeira exposição individual intitulada “Vermelho sou, vermelho somos”, foi em 2018 no espaço Camões – CCP em Luanda. Outros projetos a destacar incluem pintura mural, FENACULT 2014, Arte de Rua em CONTENTOR ARTE 2015 e a participação para o catálogo de Arte italiano IMAGO MUNDI, 2016 entre outros.