Avaliação

O Gabinete de Avaliação e Auditoria subscreve o posicionamento de Carol Weiss (1998) e outros autores reconhecidos no que reporta à definição do conceito avaliação - “Avaliar significa determinar o mérito e o valor de uma intervenção através de um processo sistemático e metódico de recolha de dados, análise e formulação de juízo”.

Por outro lado, no quadro da avaliação da Cooperação para o Desenvolvimento, segundo o Comité da Ajuda para o Desenvolvimento da Organização da Cooperação para o Desenvolvimento Económico (CAD/OCDE), a avaliação “é um processo tão sistemático e objetivo quanto possível, que consiste em apreciar um projeto, programa ou política, a sua conceção, execução e resultados. Destina-se a determinar a relevância e o grau de consecução dos objetivos, bem como a eficiência, eficácia, impacto e sustentabilidade em termos de desenvolvimento”.

A Avaliação como ferramenta de apoio à tomada de decisão, à melhoria das intervenções e de aprendizagem organizacional está em linha com as orientações internacionais para a Eficácia da Ajuda para o Desenvolvimento, presentes na Declaração de Roma (2003), Paris (2005), na Agenda para a Ação de Acra (2008), na Declaração de Busan (2011), as quais promovem os princípios de gestão centrada em resultados, da prestação de contas e responsabilização mútua entre doadores e países parceiros.

Neste âmbito, em termos nacionais, o Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 refere que “a avaliação constitui um dos mais importantes mecanismos de responsabilização, prestação de contas e aprendizagem, estando, por isso, no centro das preocupações da cooperação portuguesa, apoiando eficazmente o seu planeamento e gestão”.

No que se refere à avaliação da Cooperação para o Desenvolvimento portuguesa, isto é, nas avaliações realizadas e geridas pelo GAA, observam-se os parâmetros acordados no âmbito do CAD/OCDE e da União Europeia, o que se traduz, por exemplo, na aplicação regrada dos critérios de avaliação adotados por cada uma destas organizações, bem como de outras orientações como sejam as Normas do CAD/OCDE para a Qualidade da Avaliação do Desenvolvimento.

Referência - Carol Weiss. (1998), “Evaluation”, 2nd edition, Prentice Hall.

 

Redes e Parcerias 

O Camões, I.P. é um associado pioneiro no movimento Global Evaluation Initiative (GEI), uma parceria global, promovida pelo Banco Mundial/IEG – Independent Evaluation Group e pelo UNDP – United Nations Development Programme, para suprir as lacunas de monitorização e avaliação a nível global.

No âmbito desta iniciativa, o CICL tem participado em atividades de reforço de capacidades de avaliação nos países da Lusofonia, em parceria com a rede regional da iniciativa CLEAR Brasil e África Lusófona.

Com o objetivo de potenciar a partilha de informação, de conhecimento e de estimular a aplicação das melhores práticas no domínio da avaliação, o Camões, I.P. integra ainda vários fóruns e redes como:

 

Documentos orientadores


Documentos de trabalho


Relatórios

 

 Relatórios de Avaliação de 2025
 

Avaliação Externa do Cluster da Ilha de Moçambique 3.ª Fase

(EN version)


 Relatórios de Avaliação de 2024
 

 

Avaliação do Programa de Cooperação Portugal-Timor Leste (2019-2023)

(EN version)

 


Relatórios de Avaliação de 2023
 

Avaliação Final do Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE) (2019-2023)


Relatórios de Avaliação de 2022

 

Avaliação Executiva do Programa Estratégico de Cooperação Portugal – Angola 2018-2022

Avaliação Executiva do Programa Estratégico de Cooperação Portugal – Moçambique 2017-2021

 

Avaliação Intermédia do Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE) (2019-2023)

 

Avaliação Final Externa do Programa de Apoio Integrado ao Sector Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) (2019-2022)


Relatórios de Avaliação de 2021

 

Relatório Final da Avaliação Final Externa do Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural (PAIDR), Eixo 3 do Programa UE-ACTIVA

 

Avaliação Intermédia à Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (Externa)

 

Avaliação Externa do Impacto de Infraestruturas em Cabo Verde financiadas por Linhas de Crédito de Portugal (2008-2017)


Relatórios de Avaliação de 2019

 

Avaliação do Projeto Formar Mais (2016-2018)


Relatórios de Avaliação de 2018

 

Avaliação do Programa de Cooperação Portugal-Timor Leste (2011-2017)

 

Avaliação da Integração da Igualdade de Género na Cooperação Portuguesa (2011-2015)


Relatórios de Avaliação de 2017

 

Avaliação Externa à Reforma do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe (2009 – 2016)

Avaliação do Projeto Escola+, Fase II, em São Tomé e Príncipe

Avaliação da Intervenção da Cooperação Portuguesa no Setor da Educação na Guiné-Bissau

Avaliação externa da ENED (2010-2015)

Avaliação do Programa “Saúde para Todos” em São Tomé e Príncipe no período 2005-2015

Avaliação da ação da Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID) na promoção do desenvolvimento no período 2007-2014


Relatórios de Avaliação de 2016

 

Avaliação Conjunta do Programa Indicativo de Cooperação Portugal – Moçambique (2011-2014):

Avaliação Conjunta do Programa Indicativo de Cooperação Portugal - S.Tomé e Príncipe (2012-2015)


Relatórios de Avaliação de 2015

 

Avaliação do Projeto de Apoio à Intensificação da Produção Alimentar na Guiné-Bissau (2008-2013):

Avaliação Conjunta do Programa Indicativo de Cooperação Portugal - Cabo Verde (2012-2015):


Relatórios de Avaliação de 2014

 

Avaliação do Programa de Cooperação para Capacitação dos Laboratórios de Engenharia Civil dos PALOP (2002-2013):


Relatórios de Avaliação de 2013

 

Avaliação do Projeto de Apoio ao Ministério do Interior de Moçambique:

Avaliação do Projeto Escola+ Dinamização do Ensino Secundário em S. Tomé e Príncipe (2009-2013):


Relatórios de Avaliação (de 1998 a 2012)