Cerca de uma centena de participantes provenientes das províncias do Cunene, Huíla e Namibe reuniram-se, nos dias 25 e 26 de março de 2025, no Lubango, província de Huíla, em Angola, para o "Grupo Temático de Agricultura: Workshop de reflexão sobre a implementação da metodologia de Escola de Campo. Limitações, desafios e oportunidades", encontro promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), em estreita parceria com o FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola.
Este workshop respondeu à necessidade de analisar os desafios e particularidades locais na implementação das Escolas de Campo Agrícolas (ECA), consolidar abordagens, harmonizar ferramentas – como a ficha de validação das ECA – e fortalecer a rede de atores envolvidos na extensão rural, contribuindo para colheitas mais produtivas e resilientes, com destaque para a participação ativa de mulheres agricultoras.
Refira-se que, desde 2020, o FRESAN/Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. implementou 268 Escolas de Campo em municípios do Cunene, Huíla e Namibe. Esta metodologia, reconhecida no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023 - 2027, combina a sabedoria local com práticas agrícolas inovadoras, desempenhando um papel crucial na transformação dos sistemas alimentares, no crescimento económico e no empoderamento das comunidades rurais.
As Escolas de Campo são também uma ferramenta de inclusão, com particular enfoque no papel vital das mulheres rurais na agricultura e segurança alimentar. Estas iniciativas contribuem para superar os desafios que este segmento enfrenta, promovendo a igualdade de género e o fortalecimento das comunidades.
O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.