Corações com Coroa promove ações de formação aos enfermeiros, parteiras e estagiários na Guiné-Bissau

Publicado em quarta-feira, 11 março 2020 14:59

A ONGD “Corações Com Coroa” (CCC) promoveu a deslocação, em regime de voluntariado, da enfermeira Mónica Assunção à Guiné-Bissau, no período de 14 a 28 de fevereiro de 2020, com o objetivo de realizar ações de formação dirigidas aos enfermeiros, parteiras e estagiários da maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM).

As ações de formação duraram duas semanas, de 17 a 28 de fevereiro de 2020.

Foram abordadas temáticas como a importância da higienização e esterilização de materiais, humanização e acolhimento do utente, controlo de infeções, trauma, aparelho reprodutor feminino e masculino, registos de enfermagem e avaliação do utente.

Como complemento a esta formação decorreu ainda uma ação formativa específica para auxiliares do serviço da maternidade, ministrada pelo voluntário João Fernandes.

Participaram nas ações de formação um total de cerca de 90 pessoas, entre pessoal do serviço e estagiários, bem como outros profissionais de saúde, da referida unidade hospitalar.

As atividades contaram com o apoio do Diretor da Maternidade do HNSM, Dr. Raul Nancassa e da Chefe de Serviço da Maternidade, enfermeira Lígia Sampaio, bem como da consultoria do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), na pessoa da enfermeira Deolinda Major, enfermeira parteira que irá dar continuidade ao plano de formação nas semanas seguintes.

As formações realizadas enquadram-se no projeto “TamoJunto pela saúde de todas as crianças, jovens e mulheres guineenses”, que resulta de uma parceria da CCC com o Ministério da Saúde Pública da Guiné Bissau e o FNUAP.

As ações de formação contaram com o apoio da Cooperação Portuguesa.