No dia 2 de maio de 2025, teve lugar na capital do Maine, em Augusta, a assinatura de um Memorando de Entendimento (MdE) entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) e o Departamento de Educação do Estado do Maine (DOE-MAINE) no âmbito da promoção da língua e culturas portuguesas nos distritos escolares daquele estado (nos ensinos básico e secundário: k-12).
Em representação do Camões, I.P. assinou o Cônsul-Geral de Portugal em Boston, Tiago Araújo - que para além de outros encontros reuniu com a Governadora Janet Mills a este respeito, - e em representação do DOE-MAINE assinou a Comissária do Departamento de Educação, Pender Makin. Na assinatura deste MdE estiveram igualmente presentes o Coordenador do Ensino Português nos EUA do Camões, I.P., João Caixinha, a Comissária de Educação do Estado do Maine, Pender Makin, e o seu Comissário Adjunto, Daniel Chuhta, bem como toda a equipa do DOE do Maine.
A assinatura deste MdE tem uma relevância significativa no âmbito da expansão e promoção da língua portuguesa nos Estados Unidos da América, permitindo abrir caminho para outros estados. A colaboração com o Maine permitirá apoiar o reforço e qualidade da oferta do ensino da língua portuguesa nas escolas públicas desse estado, procurando reproduzir o sucesso obtido com o modelo de cooperação adotado em outros estados dos Estados Unidos da América, como por exemplo em Massachusetts, na Flórida (Miami-Dade) ou no Utah, onde os resultados obtidos têm sido muito positivos, em concreto com o apoio aos distritos escolares e às escolas americanas que ensinam a Língua Portuguesa, bem como a professores e alunos (k-12).
Com comunidades lusófonas de importância crescente, o Maine tem mostrado empenho em promover a aprendizagem de línguas consideradas críticas, como o Português, e promover o multilinguismo, dinâmica que teremos todo o interesse em tentar incentivar e apoiar.
Atualmente, o Maine não tem escolas com ensino de língua portuguesa, mas 1247 dos seus alunos indicam o Português como língua usada em casa. O Português será mesmo a língua falada por um maior número de alunos em casa, que não o inglês, não havendo, porém, dados estatísticos sobre os países de origem desses estudantes.
Através deste MdE, o DOE-MAINE pretende também alargar a sua oferta de recursos às escolas e aos seus professores. A Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA), tem facultado aos distritos escolares do Maine, nos últimos 2 anos, manuais escolares, bibliotecas do Plano de Incentivo à Leitura (PIL) e materiais didáticos para professores, no âmbito do apoio Camões, I.P. e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), tendo como fundamento proporcionar aos seus estudantes uma vertente cada vez mais global da língua portuguesa (tal como vem sendo anunciado pela Direção da American Councils for International Education e pela CEPE-EUA na promoção do exame NEWL de Português).