Teve lugar no dia 28 de março de 2025, na Escola Secundária de Dartmouth, em Massachusetts, a 3.ª Conferência sobre a Língua Portuguesa com Workshop de Formação de Professores de Português Língua Não Materna(PLNM), com apoio da Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA).
Nesta ação formativa que resulta de uma estreita colaboração entre o distrito escolar de Dartmouth e a CEPE-EUA, estiveram presentes o Cônsul de Portugal em New Bedford, Tiago Cabrita de Sousa, June Saba-Maguire, Superintendent de Dartmouth Public Schools, o Diretor da Escola, Ryan Shea, Hilária Sousa, responsável pelo Programa de Português nesta escola e organizadora desta Conferência, e 50 professores de português do ensino básico e ensino secundário de várias escolas americanas, bem como professores de várias universidades da região da Nova Inglaterra (sobretudo de Massachusetts e Rhode Island) que participaram ativamente com apresentações sobre o ensino e aprendizagem do Português e partilharam experiências sobre as suas práticas letivas e sobre o currículo.
Houve ainda um momento de reflexão sobre o World Languages Curriculum Framework de Massachusetts, sobre os programas do Camões, I.P. para os diferentes níveis de proficiência, sobre o Exame NEWL de Português da American Councils for International Education, reconhecido pelo Programa de Advanced Placement (AP) do College Board para efeitos de colocação e obtenção de créditos no acesso ao ensino superior, e sobre as bolsas da FLAD e do Camões, I.P. para alunos lusodescendentes.
O objetivo da conferência/formação foi reunir professores de português que lecionam no ensino básico e secundário, no intuito de estabelececerm networking, trocarem experiências, compartilharem materiais e as melhores práticas e metodologias de ensino. Esta foi também uma oportunidade de desenvolvimento profissional para os professores de português, a frequência desta ação de formação conferia Professional Development Points (DPD).
Estiveram ainda presentes, em formato virtual, os representantes das editoras portuguesas - Porto Editora e LIDEL - com novidades editoriais, nomeadamente manuais escolares, gramáticas, dicionários, livros técnicos e de formação de professores, tal como outras ferramentas, recursos e plataformas ligados ao PLNM.