EUA: Escritora infantojuvenil portuguesa Rosário Alçada Araújo em périplo pela Costa Leste

Publicado em sexta-feira, 10 outubro 2025 14:38

Entre os dias 2 e 11 de outubro de 2025, a escritora Rosário Alçada Araújo percorre várias cidades da Costa Leste dos Estados Unidos, numa digressão que celebra a língua portuguesa e a literatura infantojuvenil. A iniciativa, promovida pela Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA) e pelo Plano de Incentivo à Leitura do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., incluiu sessões de leitura em português em escolas com ensino bilingue e instituições comunitárias, promovendo o contacto dos jovens com a literatura infantojuvenil portuguesa.

A digressão, com início em New Bedford (Discovery Language Academy), passou por escolas em Brockton (Brockton High School, East Middle School e Manthala George Jr. Global Studies School), Pawtucket (International Charter School), Cumberland (Escola Portuguesa do Clube Juventude Lusitana), Lowell (Escola Portuguesa Comunitária de Lowell) e Cambridge (Martin Luther King Open School), abrangendo alunos do pré-escolar ao 9.º ano. As sessões contaram com a presença de professores, diretores escolares, encarregados de educação e membros da comunidade luso-americana, refletindo o entusiasmo e o envolvimento das comunidades educativas locais, acompanhadas pelo Coordenador do Ensino Português nos EUA, João Caixinha. A visita incluiu ainda uma entrevista na rádio WJFD 97.3-FM, em New Bedford, dedicada à promoção da língua portuguesa. O seu périplo nos Estados Unidos continua, até ao dia 11 de outubro, nas restantes áreas consulares da Costa Leste dos EUA (Newark e Nova Iorque).

A autora, com mais de 20 obras publicadas e várias recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, partilha histórias e o processo criativo por detrás dos seus livros. A CEPE-EUA, com o apoio do Camões, I.P. e da Fundação Luso-Americana - Para o Desenvolvimento, ofereceu exemplares das suas obras, bem como de outros autores portugueses e materiais de apoio para os professores, às escolas da rede apoiada, no âmbito da aquisição de títulos para as bibliotecas escolares pelo Plano de Incentivo à Leitura.

Esta ação integra-se no esforço contínuo de valorização da língua e cultura portuguesas junto das comunidades luso-americanas, com o apoio do Camões, I.P., da rede diplomática e consular, e de organizações locais. O Plano de Incentivo à Leitura visa fomentar hábitos de leitura em português, reforçando a ligação cultural e linguística das novas gerações à sua herança.

35224 2