Moçambique: Parque Nacional da Gorongosa celebra 65 anos de existência

Publicado em quarta-feira, 30 julho 2025 16:14

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), localizado na província de Sofala, é o principal parque nacional de vida selvagem de Moçambique e celebra 65 anos de existência. Com cerca de 4.000 km2, esta área protegida caracteriza-se por uma grande diversidade de ecossistemas de savanas, zonas húmidas e florestas, sendo de destacar a floresta tropical da Serra da Gorongosa.

O PNG é co-gerido pelo Governo de Moçambique e pelo Projecto da Gorongosa. O Parque integra a conservação da natureza e o desenvolvimento humano, com a compreensão de que um ecossistema saudável e comunidades humanas saudáveis são dois lados da mesma moeda.

A Cooperação Portuguesa tem apoiado a recuperação e desenvolvimento do PNG desde 2007, através de projetos de investigação científica, de conservação e restauro ecológico daquela área protegida e de melhoria das condições de vida das comunidades da zona tampão em redor do Parque, num montante de cerca de dois milhões de euros.

Dos projetos apoiados destacam-se o projeto TRICAFE de Cooperação Triangular, atualmente na sua segunda fase, desenvolvido entre Portugal, o Brasil e Moçambique, e que tem por objetivo promover a conservação da biodiversidade e a adaptação das plantações de café da Serra da Gorongosa às alterações climáticas; o projeto Clubes da Paz, que fomenta a educação cívica e a alfabetização de adultos das comunidades da zona tampão do PNG; o Mestrado em Biologia da Conservação, pela Universidade de Lisboa; e o projeto Treasuring, liderado pela Universidade de Coimbra, que visou estudar e documentar o património histórico, natural e cultural daquela área protegida e das comunidades locais.

Importa, ainda, assinalar o projeto “Restauro das florestas da Serra da Gorongosa - Pesquisa e Monitorização”, que permitiu instalar um laboratório de campo para apoiar o inventário, monitorização e investigação da região, desenvolvido com o apoio do Fundo Ambiental Português.

Recentemente, teve início o projeto de Cooperação Triangular PRÓMEL entre Portugal, a Argentina e Moçambique, que também incide na zona tampão do PNG e que visa promover a valorização social, económica e ecológica da apicultura e do mel em Moçambique, promovendo a sua produção sustentável e contribuindo para a conservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais.

Com o contributo da Cooperação Portuguesa, o Parque Nacional da Gorongosa é hoje uma reconhecida história de sucesso na conservação e no restauro da biodiversidade em África, o que, simultaneamente, contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

35143 S

35143 3