No dia 14 de março de 2025, realizou-se no auditório do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, uma oficina de trabalho que reuniu as Entidades Subscritoras do Plano de Ação (ESPA) da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2025-2030.
A sessão teve início com um momento de acolhimento e interconhecimento entre as pessoas participantes, seguido de uma reflexão sobre o percurso realizado até ao momento na construção da ENED 2025-2030 e do respetivo Plano de Ação.
A oficina contou com a participação de 21 pessoas, representando 11 ESPA, compostas por organizações públicas e da sociedade civil, bem como o secretariado e a equipa de facilitação. A dinamização da oficina esteve a cargo de Ana Larcher, do Global Education Network Europe (GENE), e das investigadoras Silvia Roque e Rita Santos, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), ambas envolvidas no processo de elaboração da nova Estratégia.
No final da reunião, foram definidos os próximos passos, incluindo a realização de uma segunda oficina, prevista para abril, para dar continuidade e concluir o Plano de Ação.
A oficina reforçou a importância da colaboração entre as diversas entidades envolvidas e reforçou o compromisso conjunto de continuar o trabalho em prol da Educação para o Desenvolvimento em Portugal através da implementação de uma nova ENED, dando seguimento ao percurso iniciado em 2010.
A Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) contribui para o reforço do compromisso político nacional no domínio da Educação para o Desenvolvimento (ED), constituindo um dos pilares de atuação do Camões, I.P.