Teve lugar nos dias 7 e 8 de janeiro de 2019, o Seminário do Camões, I.P. sobre Cooperação, Cultura e Língua que contou com uma elevada participação por parte da rede Camões, nomeadamente, adidos, conselheiros e técnicos setoriais de cooperação para o desenvolvimento, coordenadores de projetos de cooperação bilateral e delegada, conselheiros culturais, responsáveis de cátedras, leitores e coordenadores de ensino de português no estrangeiro e adjuntos, tendo ainda assistido Embaixadores e Cônsules-gerais.
A sessão inaugural decorreu na Sala de Banquetes do Palácio das Necessidades e contou com intervenções da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos. Jorge Moreira da Silva, Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, e Isabel Pires de Lima, Professora Emérita da Universidade do Porto, foram os oradores convidados desta sessão e falaram sobre os “Novos desafios da cooperação para o desenvolvimento no âmbito da agenda 2030“ e o “Entendimento global numa Babel de histórias”, respetivamente.
Ao longo dos dois dias de trabalho, os participantes tiveram oportunidade de participar em sessões temáticas dedicadas às áreas de intervenção do Instituto: cooperação, cultura e língua.
Na área da cooperação, foram debatidas as “Oportunidades de financiamento do desenvolvimento por parte das instituições financeiras internacionais”, numa sessão que contou com Marta Mariz e Bernardo Ivo Cruz como oradores, o “Compacto para Países Lusófonos” com Rosa Caetano, e “A cooperação no âmbito da CPLP” com Manuel Lapão. Foram ainda intervenientes Susana Réfega com a temática “Que cooperação com a sociedade civil?”, Sérgio Guimarães que apresentou “O apoio do Camões, I.P. à intervenção das ONGD nos domínio da Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Ação Humanitária”, e André Soares com a temática da “Reestruturação do Camões, I.P.: novo impacto legislativo e seu impacto”.
A área da cultura e da língua contou com António Pinto Ribeiro com a temática “Do mundo à nossa volta aos fluxos culturais contemporâneos” a que se juntou uma oficina de reflexão com a participação da rede externa, Roberto Vecchi com “Diversidade e inovação: a cultura portuguesa como plataforma de investigação e de ensino”, e Adelina Mora que apresentou a temática “Do analógico ao digital na promoção da aprendizagem do Português L2”. Teve ainda lugar um painel que contou com João Neves, Madalena Arroja e Cristina Caetano onde foram apresentados os “Eixos estruturantes 2019 na Internacionalização da Cultura Portuguesa e da Língua Portuguesa” e a “Nova Plataforma de Ação Cultural Externa/e-ACE. Promoção da cultura portuguesa no estrangeiro: ruma a uma maior estruturação e integração (economia de escala na área cultural)”.
As sessões conjuntas incidiram nas temáticas do “RGPD e as suas implicações no trabalho diário”, apresentado por Manuela Afonso, e “Como comunicar” Construção de uma estratégia de comunicação numa entidade pública”, apresentado por Francisco de Mendia.
A sessão de encerramento, que teve lugar no Auditório do Camões, I.P., contou com intervenção do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, na Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
O Camões, I.P. agradece ao Protocolo de Estado a cedência do espaço para a sessão inaugural e aos oradores convidados a sua disponibilidade e partilha de conhecimento.
Notícias relacionadas:
- https://www.dn.pt/lusa/interior/presidente-do-camoes-defende-parceria-com-espanha-para-expansao-do-portugues-10406979.html
- https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/presidente-do-camoes-defende-parceria-com-espanha-para-expansao-do-portugues?fbclid=IwAR0VNVsab5DeXcMTNh0-_V5Z_RH-eaqAYUoFWFsPEltSTT2nAcXm8ZO1RAg
- https://www.noticiasaominuto.com/pais/1174955/presidente-do-instituto-camoes-defende-parceria-com-espanha?fbclid=IwAR3KOj-9tNyD8PFr3wvABYnT0v_fOr5aw294LOcRFXKEqPOsLyyOvTu7_wI
- https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=8114&M=NewsV2&PID=10872
- http://www.revistaport.com/noticia/2/5229?fbclid=IwAR1IV_G5w6BIUDG9X0k7XSH0ure1GQCsrY6DL3B2V060DB3neasFyTyH6r4
- https://www.dn.pt/lusa/interior/governo-vai-aumentar-iniciativas-para-internacionalizacao-da-cultura-portuguesa--10413100.html
- https://www.mundolusiada.com.br/cultura/portugal-deve-ter-parcerias-com-brasil-e-espanha-para-promover-o-ensino-da-lingua/