Timor-Leste: PROCULTURA | Festival de teatro "Harani" chega ao fim com a apresentação de duas peças de teatro

Publicado em sexta-feira, 09 maio 2025 15:38

Decorreu nos dias 15 e 16 de abril de 2025, no Centro de Arte e Cultura de Lospalos, em Timor-Leste, o evento de encerramento do projeto "Harani – Festival de Teatro de 32 Línguas de Timor-Leste".

O projeto, coordenando por Lena Caminha, envolveu 16 jovens, com idades entre os 7 e os 25 anos, todos provenientes do suco Fuiluro, no município de Lautém, e teve como objetivo criar e encenar duas peças de teatro, com base em tradições locais. Nesse sentido, o grupo realizou pesquisa sobre o tais (tecido tradicional) de Lautém e trabalhou com seis artesãs locais da produção de esteiras Biti Boro.

Os trabalhos foram encenados pela coordenadora Lena Caminha e apresentados ao público na língua fatuluku, sob os títulos, "Mu’a Nawar" e "Knua Lo’o". De recordar que, apesar de o português e o tétum serem as línguas oficiais em Timor-Leste, estima-se que existam mais de 30 línguas nacionais, sendo que metade destas corre o risco de desaparecer.

A apresentação do projeto foi uma parceria entre o Grupo Arte HARANI, o TERTIL e o Grupo Arte Zenato SERMETA, e contou com a presença de representantes da Delegação da União Europeia em Timor-Leste. À semelhança da "Formação Artística em Técnicas de Pintura e Desenho", cujo encerramento se assinalou a 4 de abril, também o projeto "Harani – Festival de Teatro de 32 Línguas de Timor-Leste" foi implementado no âmbito do DIVERSIDADE, o instrumento de financiamento de pequenos projetos do PROCULTURA - Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor Leste.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

35029 2

35029 3

35029 4