A Língua Portuguesa em Festa
Descrição
Pela segunda vez, a Polónia irá celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, declarado pela UNESCO em novembro de 2019. O Camões em Varsóvia, em colaboração com cinco universidades polacas onde se leciona e investiga a língua portuguesa e uma escola do ensino básico de Varsóvia, irá assinalar esta data marcante através da organização de um conjunto de iniciativas presenciais e online que celebram a riqueza do português.
Estão previstas várias iniciativas para um dia inteiro em festa e que contará com palestras, conversas, música, cinema, concursos e muito mais. Entre os convidados, encontramos o escritor português João Tordo, as ilustradoras Catarina Sobral e Eduarda Lima, o diretor de programas da Rádio Amália, José Madaleno, e, ainda, Nuno Cacho e a sua banda, que irão encerrar as celebrações com um concerto.
Ao longo do dia, haverá tempo ainda para participar em concursos e atividades organizadas pelos próprios professores e estudantes de português das várias universidades na Polónia com que o Camões I.P colabora.
A estas celebrações juntam-se ainda a escola básica SP361 de Varsóvia e o liceu Ruy Barbosa, onde irão decorrer várias iniciativas alusivas à língua e cultura portuguesa durante todo o dia.
O programa completo das celebrações e informações sobre a participação (via Zoom) podem ser consultados na página oficial do Camões I.P. em Varsóvia em http://www.camoes.pl/2021/04/28/dia-mundial-da-lingua-portuguesa-5-de-maio-de-2021/
A língua portuguesa tem uma presença forte na Polónia, estando presente em várias instituições de ensino polacas. Neste momento, o Camões I.P. apoia o ensino da língua e cultura portuguesas, bem como a atividade de investigação dos seus docentes, em sete universidades polacas e uma escola secundária, a saber: a Universidade Jaguelónica em Cracóvia, a Universidade de Gdansk, a Universidade Maria Curie-Skołodowska em Lublin, a Universidade Adam Mickiewicz em Poznan, a Universidade de Wrocław, a Universidade de Varsóvia, a Universidade Koźminski em Varsóvia e a escola secundária Ruy Barbosa, em Varsóvia. No início deste ano letivo, havia cerca de 1000 estudantes e alunos a aprender português nestas instituições polacas. Estes números são bem indicativos do interesse que, na Polónia, despertam a língua portuguesa e as culturas dos seus países. Um interesse que não tem parado de crescer e que a rede do Camões I.P. se tem esforçado por acompanhar e incentivar.