Pisa: Semana da Língua Portuguesa e da cultura dos países de Língua portuguesa
Descrição
Por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Cátedra Antero de Quental do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., na Universidade de Pisa, propõe, de 2 a 8 de maio de 2022, uma série de eventos para difundir a vasta e plurifacetadada cultura dos países de Língua portuguesa à comunidade pisana, em particular na tarde do dia 5 de maio, terão lugar as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, e da cultura dos países de língua portuguesa, com sabores e sons do mundo lusófono. As atividades, que têm o apoio da Embaixada de Portugal em Roma, terão lugar entre o Cinema Arsenale (Spazio Sammartino) e o Palazzo Reale, e estarão abertas a todos os cidadãos que queiram participar.
De 2 a 5 de maio de 2022, no cinema Arsenale (Pisa), irá decorrer o festival de cinema LUSO! Mostra itinerante del nuovo cinema portoghese, com quatro filmes premiados em festivais internacionais: "Mosquito" (2019) de João Nuno Pinto, "Technoboss" (2019) de João Nicolau, "Listen" (2020) de Ana Rocha de Sousa, e "Variações" (2019) de João Maia. A propósito deste festival, a Cátedra Antero de Quental organiza os eventos que se seguem: no dia 2 de maio, às 20h30, Maurizio Ambrosini (Universidade de Pisa) introduz "Technoboss", com uma reflexão Sulla recente cinematografia portoghese; no dia 3 de maio, às 20h30, "Mosquito", será antecipado pela intervenção de Francesco Tamburini (Universidade de Pisa) denominada Il Portogallo nella Grande Guerra e il fronte mozambicano e por leituras do romance "O olho de Hertzog" (2010), do moçambicano João Paulo Borges Coelho, com os estudantes de português da Universidade de Pisa; no dia 5 de maio, às 20h30, "Variações" será introduzido por uma homenagem musical ao inesquecível ícone pop António Variações, com Mauro La Mancusa 80’s (Mauro La Mancusa, Peewee Durante e Pietro Borsò). Todos os filmes serão apresentados em versão original, legendados em italiano. Programação e bilhetes disponíveis no site do Cineclub Arsenale aqui.
As celebrações encerrar-se-ão no dia 8 de maio, às 16h30, com o concerto "Canções de Fernando Pessoa" no Museo Nazionale di Palazzo Reale (Lungarno Pacinotti, 46 – Pisa). O concerto, por voz e piano, é uma ocasião preciosa para apreciar a obra de Fernando Lopes-Graça, compositor português de música clássica do século XX. O evento, organizado em parceiria com a Associazione Allievi e a Associazione ex Allievi da Scuola Superiore Sant’Anna, insere-se no ciclo Pur bella la vita – Musica nei luoghi storici di Pisa. Estarão presentes o Embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo, e a Ministra Conselheira, Sara Batoréo Crespo.
Todas as atividades são coordenadas pelas professoras Valeria Tocco, Monica Lupetti, Sofia Santos, Ana Luiza de Souza, em colaboração com Matteo Migliorelli, Sofia Morabito e Andrea Bianchini.
Para mais informações contactar
Programa disponível aqui.