Paris: Seminário "Cinéma et dissidence, filmer sous la contrainte pendant l’Etat Nouveau de Salazar", por Eurydice da Silva
Descrição
Terá lugar no dia 18 de janeiro de 2024, a partir das 18h00, na Casa de Portugal André de Gouveia, na Cité internationale Universitaire de Paris, um seminário intitulado Cinéma et dissidence, filmer sous la contrainte pendant l’Etat Nouveau de Salazar, por Eurydice da Silva.
A partir das suas duas últimas publicações "Filmar sob coação: o cinema português durante o Estado Novo de Salazar (1933-1974)", da coleção “Mundos de língua portuguesa”, e, "Cinema e dissidência dos cineclubes portugueses durante a ditadura salazarista", da coleção “A língua portuguesa nas culturas”, Eurydice Da Silva discutirá as dinâmicas de trabalho entre a política e o cinema, entre a repressão e a resistência, no contexto ditatorial português, cujos efeitos não terminaram com a Revolução de 1974.
Este é o primeiro seminário do ciclo “O corpo e os seus movimentos, resistências, dissidências e protestos. Ecos de abril”, um ciclo de nove seminários e um colóquio internacional no quadro do cinquentenário da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974. O certame é organizado pelo CRILUS - Universidade Paris Nanterre, pela Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P., em parceria com o Leitorado Paris 8 Saint-Denis, e a Casa de Portugal- André de Gouveia (CIUP).