Brasília: Sinédoque – Recital de Poesia e Piano com João Vasco e Ivo Canelas
Descrição
No dia 26 de março de 2024, às 18h30, o pianista João Vasco e o ator Ivo Canelas apresentam “Sinédoque: Recital de Poesia e Piano”, no auditório Camões da Embaixada de Portugal em Brasília.
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Poesia e no ano do centenário do nascimento de Alexandre O’Neill, “Sinédoque” revisita, e reinventa, a obra de poetas portugueses dos séculos XX e XXI como Alexandre O’Neill, Ruy Belo, Cruzeiro Seixas e Margarida Vale de Gato.
Para este recital, João Vasco criou obras para para voz recitada e piano. O ator Ivo Canelas interpreta os poemas e é responsável pela direção artística do espectáculo.
Programa
- “Dai-nos Deus Um Pequeno Absurdo”, de Alexandre O’Neill;
- ‘’Sentenças Delirantes Dum Poeta Para Si Próprio em Tempo de Cabeças Pensantes”, de Alexandre O’Neill;
- “Vat 69”, de Ruy Belo;
- (Piano Solo) “Os Meus Lindos Olhos”, de Mafalda Arnauth – Arr. Eduardo Jordão;
- “Um Barco Sonha Com Outro Barco”, de Cruzeiro Seixas;
- “De: Sonetos”, de Gregorio Duvivier;
- “Missa de Aniversário”, de Ruy Belo;
- “Fragmento”, de Tiago Rodrigues;
- (Piano Solo) “Gaivota”, de Alexandre O’Neill/ Alan Oulman – Arr. Ian Mikirtoumov;
- “Intercidades”, de Margarida Vale de Gato;
- “Não Sou Daqui”, de Amélia Muge;
- “Calçada de Carriche”, de Antónnio Gedeão.
Notas biográficas
Ivo Canelas é um dos atores mais proeminentes no cinema e teatro português. Licenciado em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Teatro e Cinema, estudou no Lee Strasberg Theatre Institute, em Nova Iorque, como bolseiro da Calouste Gulbenkian.
João Vasco é professor de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, divide-se entre os palcos, a composição, o ensino, a fotografia e o vídeo. É diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
O recital tem o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Camões – Centro Cultural Português em Brasília e da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura.