Argentina: "O Fim do Mundo" de Basil da Cunha no XVIII Encontro de Cinema Europeu

Descrição

De 1 a 31 de maio de 2022, terá lugar a segunda parte do XVIII Encuentro de Cine Europeo, num formato virtual, embora com algumas atividades presenciais, na cidade de Buenos Aires e em seis outras cidades argentinas - Neuquén, Rosario, San Juan, San Miguel de Tucumán, Tigre e Ushuaia. Nesta mostra de cinema europeu, tendo como temática De cara a la realidade (Confrontar a realidade), serão apresentados 20 filmes de 16 países europeus, propondo diferentes olhares para alguns dos principais desafios atuais da União Europeia.

"O Fim do Mundo" (2019), de Basil da Cunha, será o filme que representará a cinematografia portuguesa, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Esta longa metragem do jovem realizador acompanha os problemas que se apresentam a um grupo de jovens de um bairro periférico de Lisboa (Reboleira), marcado pela invisibilidade e pelo esquecimento. À medida que o bairro vai sendo demolido também a realidade social que o constitui se vai reconfigurando, num vórtice de imagens que são também da ordem do onírico (um cavalo branco entre escombros) e do alucinatório (um ato de vandalismo e de resistência consegue ser também uma prova de amor).  

Esta segunda parte do XVIII Encuentro de Cine Europeo, que se inaugura oficialmente no dia 16 de maio de 2022, no Teatro San Martín, em Buenos Aires, integra também comemorações em torno do Dia da Europa (9 de maio).